Ilha do Sal: Grupo parlamentar do PAICV visita ilha com foco nas questões sociais

Espargos, 18 Fev (Inforpress) – O grupo parlamentar do PAICV (oposição) encontra-se na ilha do Sal para uma visita de dois dias, para se inteirar da realidade da ilha, com foco na empregabilidade e condições de habitabilidade dos trabalhadores dos grandes resorts.

Segundo a deputada eleita pelo círculo eleitoral do Sal, Ana Paula Santos, estas jornadas descentralizadas, lideradas por Rui Semedo, vêm na sequência do debate mensal com o primeiro-ministro, realizado no passado mês de Janeiro, sob o tema empregabilidade jovem.

Além desta questão, disse, que os parlamentares do PAICV querem também constatar, ‘in loco’, as condições de habitabilidade dos trabalhadores dos grandes ‘resorts’ turísticos, o grau de reabilitação urbana de alguns bairros e os maiores constrangimentos da classe activa, na ilha mais turística do país.

Aponta que uma atenção especial será dada aos moradores nas zonas de Alto São João, Alto Santa Cruz, Fátima e Terra Boa, de modo a se apurar “in loco”, o estado do processo de reabilitação das referidas zonas, assim como ouvir as preocupações da população.

O facto de existir um número expressivo de cabo-verdianos e imigrantes africanos que trabalham nos hotéis de luxo, mas cujo rendimento, segundo Ana Paula Santos, em alguns casos, nem chega ao salário mínimo, é motivo de uma viagem aos hotéis em Santa Maria, para permitir aos eleitos da nação ter uma “noção clara” das condições em que laboram.

“Esta é uma questão que nos preocupa. E, este contacto permitirá aos eleitos da nação ter uma noção mais apurada das condições em que laboram, e em termos legais ver como trabalhar este assunto”, disse.

O dia de trabalho de hoje foi reservado a um encontro com o edil Júlio Lopes, também com a direcção do Hospital Ramiro Figueira, uma visita ao Centro de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

À tarde o grupo de deputados visitará algumas esferas da cidade dos Espargos, nomeadamente os bairros de lata, concluindo os trabalhos deste primeiro dia de visita à ilha, com um encontro com os empresários, num dos restaurantes dos Espargos, no intuito de inteirar-se dos principais constrangimentos que a classe enfrenta, actualmente.

E, terça-feira, os parlamentares deverão visitar as unidades hoteleiras, nomeadamente Hotel Oásis Belorizonte, Hotel Farol, Hotel Riu Hotel Morabeza, Hotel Odjo d’Agua, efectuando, igualmente, uma passagem ao bairro de lata na zona de Fátima e casernas, onde vivem os trabalhadores da costa africana, visita a Escola de Pedra de Lume (inactiva), e encontro com o sindicato dos trabalhadores dos hotéis.

SC/CP

Inforpress/Fim