Ilha do Sal: ESOM é o vencedor da XI edição dos Jogos Escolares Regionais do Ensino Básico

Espargos, 21 Mar (Inforpress) – A Escola Secundária Olavo Moniz (ESOM- Espargos), no Sal, é a vencedora da XI edição dos Jogos Escolares Regionais do Ensino Básico que vinham decorrendo há três dias e terminado hoje, com a participação de 350 alunos.

Sob o lema “Mais educação, mais inclusão com desporto”, este ano estiveram em disputa dois grandes agrupamentos, isto é, alunos do Complexo Educativo Manuel António Martins (CEMAM – Santa Maria), e do Liceu Olavo Moniz (ESOM – Espargos), do 5º ao 8º anos.

Assim, durante este convívio desportivo, descentralizado, desenvolvido tanto no Estádio Marcelo Leitão como no polivalente de Santa Maria, os 350 alunos competiram nas modalidades de atletismo, masculino e feminino, andebol, no feminino e futebol, no masculino.

No atletismo, nas disciplinas de 100, 400 e 1000 metros, categorias masculino e feminino, os alunos de ambos agrupamentos empataram com o mesmo número de pontos, tendo a CEMAM ganhado as provas com alunos do 5º e 6º anos, enquanto ESON com os de 7ºe 8º anos.

No jogo de andebol feminino, as alunas dos dois estabelecimentos de ensino, também empataram-se.

Num desafio porfiado, porém, o vencedor dos jogos desta edição só seria conhecido com a competição em futebol, tendo a ESON saído campeã destes jogos, marcado pelo “fair play”.

O coordenador dos jogos, Júlio Nagana, faz balanço positivo de mais esta edição, defendendo a importância da realização destes jogos.

“O balanço é positivo. Este ano fizemos uma mudança no sentido da descentralização dos jogos, que tiveram lugar tanto nos Espargos como em Santa Maria. Julgo que foi muito bom, dentro daquilo que é o plano dos jogos escolares”, apontou, destacando a alegria das crianças durante o evento.

A actividade, que já consta do programa anual da Delegação do Ministério da Educação no Sal, visa não só incentivar a prática da educação física, mas também promover valores como sã competição, disciplina e “fair play”.

SC/CP

Inforpress/Fim