Ilha do Sal: Autarquia marca dia do Município com inaugurações e lançamento de primeiras pedras para requalificação dos bairros

Espargos, 06 Set. (Inforpress) – As festividades do Município do Sal, assinalado a 15 de Setembro, são marcadas com lançamento das primeiras pedras para pavimentação de ruas na Pretória, inaugurações, entre actividades culturais e desportivas.

Em comemoração ao dia do Município do Sal e da Nossa Senhora das Dores, padroeira da ilha, a autarquia leva a cabo um conjunto de actividades, iniciadas em Agosto, desde semana do emigrante, feiras de artesanato, entrega de casas sociais, actividades desportivas e culturais, entre outras.

No capítulo de requalificação dos bairros, a zona da Pretória, nos Espargos, recebeu na tarde desta quarta-feira as primeiras pedras para a pavimentação das ruas da localidade, cujo acto provocou alguma satisfação, especialmente, nos moradores da zona.

A autarquia tem igualmente agendada para a próxima semana a socialização e apresentação pública dos projectos de requalificação da antiga delegação municipal, do calçadão e frente mar, em Santa Maria, actividade que terá lugar na praça Marcelo Leitão.

Quanto à inaugurações, o tão falado matadouro municipal, na zona de Horta, há muitos anos desactivado, será estreado, na próxima quinta-feira, 13 de Setembro, completamente restaurado e equipado, para satisfação dos açougueiros e da população.

Os moradores da Pedra de Lume estão igualmente satisfeitos com o calcetamento da zona, cuja inauguração dos arruamentos de Cafarú acontecem no decorrer das festividades de Nossa Senhora das Dores, padroeira da ilha.

A efeméride será igualmente assinalada com o lançamento oficial do “Código de Posturas Municipais”, cuja acção de sensibilização e informação para o cumprimento do mesmo terá lugar na Praça 19 de Setembro, a par de um simulacro da Protecção Civil, campanhada de sensibilização contra o uso abusivo do álcool, acção de sensibilização para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, gravidez indesejada, entre outras acções, nas diferentes localidades da ilha.

Ainda, enquadrado nas festividades do município 2018, a Câmara Municipal do Sal apresenta a tradicional Noite de Guitarras que já vai na sua 14ª edição.

Desta vez, os amantes de boa música e guitarra terão oportunidade de ouvir e apreciar guitarristas cabo-verdianos e internacional, tais como: Projeto “Escola Tututa”, Caplan Neves & Di Fortes (S. Vicente); Jo di Bango & Ivan Medina (de Santiago); Catuc & Didi (de S. Nicolau); Liminha (Sal); Armando Tito (Portugal) e Iury Matias, directamente do Brasil.

As festividades do dia do município encerram com o Festival da Praia de Santa Maria que decorrerá durante dois dias 14 e 15 de Setembro, sob o lema “Uma nova consciência ambiental”.

Durante estes dois dias do certame musical, os salenses e não só, poderão apreciar um cartaz diversificado, vibrando ao som de vários grupos e artistas, nomeadamente da Banda Municipal, Cabo Verde Show, Ki-Many Marley, Morgan Heritage, ATIM- Raça Mau, Juka, Gama, Tito Paris, Jorge Humberto, Neusa de Pina, Dom Kikas, e muitos outros.

SC/JMV

Inforpress/Fim