Ilha do Sal: Assembleia Municipal atribui insígnia honorífica à Associação Africa Avanza

Espargos, 24 Out (Inforpress) – A Assembleia Municipal do Sal vai atribuir Insígnia Honorífica Municipal de Reconhecimento, na forma de medalha dourada, à Associação Africa Avanza, Bilbao, Espanha, na sexta-feira, 26, durante sessão solene de imposição e investidura de distinções honoríficas municipais.

O momento de distinção que acontece no Salão Nobre dos Paços do Concelho a partir das 16:30, testemunhado pelos deputados municipais e vereadores da Câmara Municipal, entre convidados, e a embaixadora de Espanha, em Cabo Verde, será antecedido de um sarau cultural e passagem de um vídeo ou fotos sobre o percurso da Africa Avanza.

O cirurgião Luiz Koldo Perdigo, que fazia parte da equipa de médicos voluntários da África Avanza e co-fundador desta associação que periodicamente deslocava-se ao Sal para intervenções cirúrgicas de carácter altruísta, será também distinguido, a título póstumo, com a Insígnia Honorífica Municipal de Mérito Cívico.

Falecido no dia 12 de Abril do ano passado, o Dr. Koldo Perdigo era considerado um “excelente cirurgião, amado e respeitado” no País Basco, a sua terra natal, e em Cabo Verde, donde viajou em 11 ocasiões, participando de 211 cirurgias, totalmente altruístas, porque “firmemente” comprometido com os mais desfavorecidos.

A equipa de médicos da África Avanza, Espanha, Bilbao, celebrou, no mês de Abril do corrente ano, cinco anos de cooperação, e renovando o seu compromisso com o desenvolvimento da ilha na área da saúde.

Os doutores Koldo de Pérdigo e Luís Manuel Renedo foram os médicos cirurgiões estreantes na realização das primeiras cirurgias no âmbito desta cooperação, sendo duas intervenções ginecologistas e um apendicectomia de urgência.

Desde a primeira missão, o programa já contou com 114 voluntários médicos e sanitários de 12 especialidades médicas que se traduzem em 26 missões e 739 intervenções cirúrgicas – algumas delas realizadas pela primeira vez em Cabo Verde -, entre 900 consultas, tratamentos específicos e actividades formativas.

A África Avanza é uma associação independente, sem fins lucrativos, formada por profissionais solidários e voluntários, experimentados em diversos campos, que disponibilizam o seu tempo, conhecimento e próprios recursos económicos, de forma desinteressada, em prol dos mais necessitados.

Conforme documento a que Inforpress teve acesso, esta decisão da Assembleia Municipal de conceder a Insígnia Honorífica Municipal de Reconhecimento e de Mérito Cívico, à África Avanza e a título póstumo, ao Dr. Koldo de Pérdigo, enquadra-se, institucionalmente, no tributo público que o Município do Sal pretende fazer a esta ONG e ao malogrado médico espanhol.

E, justifica-se pelo altruísmo das suas acções e voluntariado das suas intervenções que, na cooperação na área da saúde, com Cabo Verde, tem no Sal, a sua mais “ampla expressão e reconhecimento comunitário”, em prol da melhoria da qualidade de vida dos salenses.

SC/FP

Inforpress/Fim