Ilha do Sal: Actuação do grupo teatral Dja d’Sal marca encerramento do Festival Nacional de Teatro SalEncena

 

Santa Maria, 19 Jun (Inforpress) – A actuação do grupo teatral Dja d’Sal com a peça “A nossa maneira” marcou no domingo, o encerramento do Festival Nacional de Teatro, SalEncena, que decorreu no Centro Cultural de Santa Maria, desdobrando-se também aos Espargos, durante quatro dias.

O festival que arrancou quinta-feira, 15, e terminou este domingo, na presença do ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Abraão Vicente, teve casa cheia, provocando muitas risadas durante os quatro dias da festa do teatro na ilha turística.

O governante – cuja presença no encerramento deste evento simboliza, conforme disse, o apoio do Ministério da Cultura, àquilo que é produzido localmente “e com qualidade” -, manifestou-se satisfeito com mais esta edição do SalEncena.

“O SalEncena representa aquilo que nós acreditamos que deve ser a estrutura da organização dos eventos culturais em Cabo Verde. Organizar localmente para ter mais impacto. E, queremos que os jovens se envolvam. Através do teatro conseguimos formar para a literatura, artes plásticas, artes cénicas em geral (…) conseguimos formar pessoas que consigam transformar a mensagem dos textos numa mensagem positiva para a cidadania”, considerou o ministro.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes que vê no teatro uma “excelente” ferramenta de educação, parabenizou a organização pela realização de “um grande” certame do teatro, com qualidade e muito público.

“Cada ano, este festival vai ganhando prestígio. É bom sinal, pela contribuição que a ilha do Sal está a dar para a melhoria do teatro em Cabo Verde. Por isso que a Câmara Municipal, tanto o presidente como os vereadores fizeram sentir a sua presença para demonstrar o nosso apoio institucional e financeiro em ordem a um melhor teatro na ilha, que pode ser um meio importante para educar a nossa juventude”, frisou o autarca.

No final, Victor Silva promotor do evento, era um homem feliz dado a qualidade do espectáculo e à forma como as coisas decorreram.

“Estou extremamente emocionado. O balanço é francamente positivo quanto mais não seja com esse fecho maravilhoso com o meu grupo Djadsal. Não podia ser melhor”, exteriorizou, agradecendo o povo, o público do Sal, que, a avaliar pela assistência, abraçou este projecto, “com coração”.

Manifestando-se maravilhado com mais esta festa do teatro na ilha, onde foram apresentados dez espectáculos, envolvendo 7 grupos nacionais das diferentes ilhas do país, nomeadamente São Vicente, Boavista, Santiago, São Nicolau, e um grupo de Portugal, reunindo um total de 38 actores, “o público deu nota 10”, considerando que esta V edição do Salencena foi também um sucesso.

O Festival Nacional de Teatro, SalEncena é promovido pelo Grupo de Teatro Dja d’Sal, agora denominado Associação Cultural e Teatral Dja d’Sal, em parceria com o Ministério da Cultura e a Câmara Municipal, também com o apoio da Empresa de Segurança Aérea (ASA).

SC/FP

Inforpress/Fim