Ilha do Maio: Requalificação urbana e ambiental tem sido “grande aposta” nestes 18 meses de mandato – Edil

Porto Inglês, 08 Jun (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio disse quinta-feira que a requalificação urbana e ambiental foi escolhida como uma das prioridades da autarquia durante estes 18 meses de governação para atingir o objectivo de “transformar profundamente” a ilha.

“Se quisermos transformar todos os povoados, vilas e a própria cidade do Porto Inglês, temos claro que começar pela qualificação territorial destes pontos, daí apostarmos fortemente na requalificação urbana e ambiental para melhorarmos as condições quer a nível da saúde pública, quer a nível de saneamento e também aumentar a auto-estima e permitir que nestes espaços sejam criadas as condições objectivas para actividades económicas”, defendeu Miguel Rosa.

O edil maiense teceu estas considerações ao fazer o balanço da execução do plano de actividades e orçamento da Câmara Municipal do Maio referentes a 2017, durante a segunda sessão ordinária da Assembleia Municipal.

Miguel Rosa referiu-se a alguns constrangimentos que influenciaram na arrecadação de receitas, nomeadamente o facto de a câmara não ter alienado terrenos municipais devido a execução do projecto LAND e a mudança no conselho de administração da Sociedade de Desenvolvimento Turístico das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIMB).

Apesar dessas dificuldades, Miguel Rosa garantiu que a edilidade consegui atingir uma taxa de realização de 67 por cento, que na sua opinião “é positiva”, num orçamento “muito ambicioso”, a rondar os 316 mil contos.

“O interessante, agora, é que Maio está a viver um momento da transição passando de uma ilha pacata e isolada para uma ilha que daqui a pouco tempo terá um modelo de desenvolvimento de referência a nível nacional, por causa de investimentos que acreditamos vamos ter em breve”, fez saber, acrescentando que, pelas informações que dispõe, ainda este ano, o Governo vai lançar o concurso para a requalificação do actual porto do Maio.

WN/CP

Inforpress/Fim