Inicio Ambiente Ilha do Maio: Projecto do cadastro predial na ilha foi “um sucesso”...

Ilha do Maio: Projecto do cadastro predial na ilha foi “um sucesso” – INGT

 

Porto Inglês, 02  Inforpress) – O projecto do cadastro predial da ilha do Maio foi “um sucesso”, garantiu o representante do Instituto Nacional de Gestão de Território (INGT) na ilha, Samir Reis, para quem o trabalho vai servir de experiência para outras ilhas.

Em declarações à Inforpress, a mesma fonte assegurou que o projecto da operação do cadastro predial na ilha  superou toda as “expectativas”, tendo em conta que inicialmente previa-se registar 8.034 prédio, mas que, durante os levantamentos no terreno, conseguiu-se ultrapassar esta meta, atingindo um total de 10. 224 prédios, um aumento em cerca de mais duas mil propriedades.

Segundo Samir Reis, o sucesso do levantamento e cadastro predial na ilha deve-se ao “bom desempenho” da equipa que esteve durante um ano no terreno a fazer o levantamento dos dados, bem como da colaboração da população, a qual teve “um papel fundamental” no processo.

Conforme adiantou aquele responsável, oficialmente  o projecto terminou a 31 de Outubro, mas o  gabinete continuará aberto  até o final do mês de Dezembro para apoiar os titulares que por alguma razão ainda não conseguiram concluir o processo de cadastro das suas propriedades.

Samir Reis indicou que a cidade do Porto Inglês neste momento “já está totalmente cadastrada”, garantindo que até final do mês em curso a ilha também estará 100 por cento (%) cadastrada, tendo em conta que o projecto já está na sua fase final.

“Consideramos que o balanço é extremamente positivo, porque conseguimos atingir e superar os objectivos inicialmente previsto, por isso posso dizer que a operação de cadastro predial na ilha foi um sucesso”, frisou.

O representante da INGT na ilha disse ainda que um dos “grandes constrangimentos” que registaram durante os trabalhos relaciona-se com a ausência de alguns titulares porque muitos se encontram emigrados, bem como “alguma falha” no sistema de suporte.

Apontou ainda como constrangimento inicial “a falta de alguma colaboração institucional”, mas que foi superado “aos poucos”.

Segundo o responsável, o  projecto do cadastro predial da ilha do Maio vai ser entregue oficialmente ao financiador MCA II (Cabo Verde) no próximo dia 18 de Novembro em cerimónia que contará com as presenças dos representantes do Millenium Challenge Corporation (MCC) Cabo Verde, presidente da INGT, bem como o presidente da câmara do Maio, de outras entidades envolvidas no processo.

WN/AA

Inforpress/Fim