Inicio Sociedade Ilha do Maio: Encontro nacional dos delegados de Saúde superou expectativas – directora...

Ilha do Maio: Encontro nacional dos delegados de Saúde superou expectativas – directora nacional

 

Porto Inglês, 13 Out (Inforpress) – A directora nacional da Saúde, Maria da Luz Mendonça, disse, quinta-feira, na cidade do Porto Inglês, que o encontro nacional dos delegados de Saúde que decorreu durante uma semana na ilha do Maio “superou todas as expectativas”.

Segundo a médica, o evento vai ser dado continuidade nos próximos anos, visto que foi um momento em que os delegados tiveram a oportunidade de trocar experiência e partilhar as boas práticas, bem como debater os constrangimentos de funcionamento na prestação dos serviços.

Maria da Luz Mendonça salientou que, doravante, vai haver mais articulações entre todas Delegacias de Saúde.

Salientou que os delegados saíram com mais ferramentas para desempenharem as suas funções, e, acima de tudo, mais cientes de que é importante trabalhar na multisectorialidade da saúde, envolvendo os comités municipais da saúde e a família.

“O objectivo é diminuir, ou quiçá acabar com as listas de espera nas delegacias e nos centros hospitalares do país, embora os recursos humanos ainda são não satisfatórios, sobretudo médicos generalistas”, indicou a responsável.

Mesmo assim, a directora nacional da Saúde acredita que com os recursos existentes pode-se fazer mais, bastando para tal ter uma boa organização e meta bem traçada.

Uma outra questão analisada foi a mortalidade infantil, visto que é um indicador de desenvolvimento socio-económico, que de acordo com a directora nacional da Saúde, o Governo quer melhorar.

O acto de encerramento do encontro foi presidido pelo ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo Delgado, que exortou os delegados a seguirem as recomendações saídas do evento, por forma a poderem implementar as políticas e os planos de saúde traçados para o sector.

Prometeu que o evento vai continuar nos próximos anos visto que demonstrou ser “muito importante” para troca de experiências e de boas práticas, por forma a se aproveitar os recursos existentes para se oferecer aos utentes sempre um serviço de melhor qualidade.

WN/CP

Inforpress/Fim