Ilha do Maio: Associação dos agricultores tem como prioridade ajudar os membros com materiais de rega

Porto Inglês, 30 Ago (Inforpress) – A Associação dos Agricultores da ilha do Maio, reconhecida formalmente semana passada, determinou como uma das prioridades disponibilizar aos seus membros materiais de rega gota-a-gota.

Em declarações à Inforpress, o presidente desta organização, António João Lopes, disse que a Associação, criada há quase um ano, só no dia 20 deste mês conseguiu o reconhecimento formal com a publicação dos estatutos no Boletim Oficial.

“Sem antes estarmos legalizados não nos era possível trabalhar com os nossos parceiros, mas agora já temos o reconhecimento formal, já criamos a nossa conta bancária, pelo que agora é começar a fazer o nosso trabalho junto dos nossos parceiros”, frisou.

Segundo adiantou aquele representante, uma das prioridades desta equipa é trabalhar no sentido de ajudar os membros a adquirirem os materiais de rega gota-a-gota.

“Há dois anos, os agricultores da ilha estão a deparar-se com “grandes dificuldades” e muitos já perderam quase todos os seus materiais”, indicou, acrescentando que já estão na fase de elaboração e conclusão de um projecto a ser entregue junto do programa de promoção de actividades socio-económicas rurais (Poser).

António Lopes disse ainda que, a mobilização de água para rega com recurso a energia solar e a um preço acessível também vai ser uma das acções que a associação pretende trabalhar junto da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente na ilha.

“Numa conversa que tivemos recentemente com o responsável da Sonerf (Sociedade de Engenharia Rural e Floresta), garantiu-nos que os materiais estão próximos a chegar ao país, pelo que acreditamos que até o mês de Novembro todos os furos estarão equipados e a funcionar e esperamos que o preço da água venha continuar de acordo com a tarifa actual, e ainda estamos esperançoso de que vamos ter uma boa azágua”, notou.

António Lopes avançou ainda que já está agendada para próximo mês de Outubro, a realização de mais uma sessão da assembleia-geral no sentido de aprovaram o plano de actividades, assim como o orçamento e, neste particular, aproveitou a ocasião para exortar os membros e sócios a regularizarem as suas cotas antes da referida data.

WN/CP

Inforpress/Fim