Ilha do Fogo: Presidente do ICIEG visita municípios de Santa Catarina e Mosteiros no quadro celebração de “Março – mês de mulher”

 

São Filipe, 07 Mar (Inforpress) – A presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), Rosana Almeida, que se encontra na ilha do Fogo desde terça-feira, 06, visita hoje os municípios de Santa Catarina e dos Mosteiros.

Rosana Almeida, que se encontra na ilha no quadro da celebração do Dia Internacional da Mulher e do “Março – mês de mulher”, encontrou-se terça-feira com o edil de São Filipe com quem abordou a questão de violência baseada no género, assim como para afinar a logística necessária para o acto central da comemoração do dia internacional da mulher.

Igualmente encontrou-se com a delegada de saúde e algumas organizações não-governamentais, delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente e Comissão Regional de Parceiros, para preparação das feiras de saúde e de produtos e serviços.

Hoje, Rosana Almeida tem agendado encontro com a ONG Vida-activa, antes de deslocar ao município de Santa Catarina onde tem programado uma visita as instalações de Centro de Atendimento às Vítimas (CAV) e a realização de uma palestra sobre violência baseado no género/gravidez precoce destinado aos estudantes do liceu Santa Catarina, a ser proferida por um técnico de saúde.

Nos Mosteiros, a presidente do ICIEG vai presidir a uma palestra na escola secundária dos Mosteiros sobre “A violência no namoro” cujo público-alvo são os rapazes da escola secundária dos Mosteiros.

Ainda nos Mosteiros, Rosana Almeida tem um encontro com as autoridades municipais, além de se inteirar do funcionamento do Centro de Atendimento às Vítimas da VBG, que funciona na câmara municipal, resultado de uma parceria entre as duas instituições.

Na quinta-feira, 08, Dia Internacional da Mulher, celebrado este ano na ilha do Fogo, as actividades estão programadas para a Praça de Presídio, São Filipe.

A sessão de abertura contará com as intervenções do representante das autarquias da ilha, Embaixador dos Estados Unidos da América, presidente do ICIEG e um representante do Governo.

O acto comemorativo do Dia Internacional da Mulher contempla ainda a realização de exposição de produtos e serviços, sob a responsabilidade de OMCV e Morabi, feira de saúde, promovida pela VerdeFam e Delegacia de Saúde, homenagem a três mulheres, uma de cada município e seleccionadas pelas câmaras municipais, assim como entrega de brindes às representantes das ONG e associações comunitárias de desenvolvimento.

Para o dia 08, a Federação das Mulheres do PAICV, por seu lado, realiza actividade para assinalar o Dia Internacional da Mulher, com a concentração de mulheres dos três municípios na localidade de Saltos, zona sul do concelho de São Filipe.

JR/AA

Inforpress/Fim