Ilha do Fogo: Kenny Miranda e Amílcar Frederico vencem provas de atletismo e ciclismo 

São Filipe, 25 Abr (Inforpress) – Kenny Miranda, atleta dos Mosteiros, e Amílcar Frederico, ciclista de São Domingos, foram os vencedores das provas de atletismo e ciclismo realizadas hoje, no quadro das festividades do Dia do Município e da Bandeira de São Filipe.

A prova de atletismo contou este ano com fraca participação, apenas cinco atletas, sendo dois da ilha do Fogo, dois da Brava e um de Santiago, dentro o atleta dos Mosteiros vencido sem grandes dificuldades, relegando para o segundo lugar, Rubem Monteiro (Brava) e para terceiro lugar, Isaías Semedo (Santiago).

O atleta de São Filipe, Gallas, ficou fora do pódio mas mesmo assim foi recebido em grande pelos seus fãs.

Kenny Miranda considerou que o percurso é um pouco difícil com muita subida, e com alta temperatura o asfalto fica ainda mais quente e provoca desgaste nos atletas, mas mesmo assim não sentiu muitas dificuldades para conquistar o primeiro.

Um dos habituais atletas de São Filipe e que nos últimos 09 anos tem participado nesta prova, Jailson Ribeiro, que inclusive começou a sua actividade na corrida de São Filipe não participou este ano.

Em declarações à Inforpress, Jailson Ribeiro disse que a sua não participação é motivada por um lado porque o 12 de Maio vai participar numa prova internacional nas Ilhas Canárias, a transvulcânica, num percurso de 23 quilómetros, e outro por se sentir desmotivado pela postura da edilidade de São Filipe.

Segundo o mesmo na sua ultima participação numa prova organizada pela Câmara de São Filipe, esta instituição demorou muito tempo para atribuir os prémios e quando foi busca-lo foi inclusive ameaçado por um vereador que pretendia chamar a policia, e por isso não participou na prova.

Com relação a prova internacional nas Ilhas Canárias, este disse que é a segunda vez que vai participar, lembrando que na sua primeira participação ficou na 11ª posição e que o objectivo é melhorar a sua marca.

Além das Ilhas Canárias, Jailson Ribeiro tem programado a participação na prova internacional em Portugal em meados de Agosto, pelo quarto ano consecutivo, prova essa que venceu por três vezes e que pretende preparar para conquistar mais um título.

No entanto este queixa-se de falta de incentivos das autoridades locais, quer em materiais e equipamentos como em patrocínios e por isso considera ser um sacrifício grande para os atletas da ilha do Fogo.

Já a prova de ciclismo no percurso Campanas de Baixo/São Filipe, o vencedor foi o ciclista de São Domingos, Amílcar Frederico, tendo os outros dois lugares que dão direito a prémios ocupados por Jandir Lopes (São Nicolau) e António Gonçalves (Fonte Aleixo – Santa Catarina).

A prova de ciclismo, á semelhança de atletismo, contou com fraca participação, apenas nove atletas.

Amílcar Frederico que já participou em outras edições da prova de ciclismo das festividades de São Filipe, mostrou-se satisfeito com a sua primeira vitória, indicando que passou uma semana sem treinar e mesmo assim conseguiu o seu objectivo.

Já Jandir Lopes, de São Nicolau, que participa pela primeira vez nesta prova, disse que o percurso é complicado com muita descida e curvas perigosas e que como não conhecia caminho teve muita cautela e por isso acabou por perder para o ciclista de São Domingos, que segundo o mesmo, foi mais forte na chegada.

Este promete regressar para o ano e para lutar para o primeiro lugar desta prova, anotando que foi muito bem acolhida na ilha do Fogo.

Além de provas de atletismo e ciclismo, esta tarde realizou-se torneio de futebol feminino e início do torneio dos veteranos, estando previsto para as 22:00 horas a realização do concurso miss São Filipe 2018 com um total de 13 candidatas.

JR

Inforpress/Fim