Ilha do Fogo: Gil Semedo, Beto Dias, Kino Cabral e Cordas do Sol na festa do Dia do Município de Santa Catarina

 

São Filipe, 01 Nov (Inforpress) – Os artistas Gil Semedo, Beto Dias, Kino Cabral, Zé Delgado, Dú Martins e o agrupamento musical Cordas do Sol vão abrilhantar as festas do Dia do Município de Santa Catarina do Fogo e da sua santa padroeira.

Além destes artistas e grupo, fazem parte da programação a actuação de outros artistas e grupos locais, com destaque para o violinista da ilha do Fogo, Nhô Nany, disse à Inforpress o edil de Santa Catarina do Fogo, Alberto Nunes.

A mesma fonte indicou que para este ano, devido a situação de crise, a edilidade contou com a solidariedade dos próprios artistas e das câmaras de São Filipe e dos Mosteiros que vão garantir o “cachê” a um artista cada.

Além da parte cultural cujo leque dos artistas estão praticamente fechadas, a edilidade está a ultimar as actividades desportivas, nomeadamente provas de atletismo e ciclismo, além de futebol.

O destaque da edição deste ano das festividades do Dia do Município de Santa Catarina do Fogo, é a inauguração do relvado sintético do estádio municipal “Monte Pelado” no dia 18 de Novembro para permitir a realização de uma dezena de jogos entre velhas glórias, de emigrantes dos Estados Unidos e de Portugal e de misto de Santa Catarina com outras equipas dos Mosteiros e de São Filipe.

Depois de na segunda-feira a equipa responsável pela colocação da relva ter efectuado as necessárias medições para colocação das balizas, na terça-feira iniciou-se o processo de arrelvamento do estádio, o primeiro no município de Santa Catarina e o quarto da ilha do Fogo, depois dos estádios 5 de Julho (São Filipe) e Francisco José Rodrigues (Mosteiros) e do campo de São Lourenço (São Filipe), esperando que esteja concluído antes do dia 18 para a sua inauguração.

Alberto Nunes disse que este ano a edilidade pretende fazer “uma festa de qualidade a baixo custo”, sendo que o orçamento para a parte cultural (música) a previsão é para pouco mais de três mil contos, acrescentando que a edilidade está a mobilizar financiamento junto das empresas e instituições e que neste momento já recebeu co-financiamento de uma empresa.

O Dia do Município de Santa Catarina do Fogo é celebrado a 25 de Novembro, coincidindo assim com o dia da Santa Padroeira do município, Santa Catarina.

Neste momento já se regista a presença de alguns emigrantes de Santa Catarina, sobretudo nos Estados Unidos da América, que anualmente neste período regressam à ilha para rever familiares e principalmente para participar nas festividades do Dia do Município.

JR/AA

Inforpress/Fim