Inicio Cooperação Ilha do Fogo: Especialistas italianos chegam este fim-de-semana para consultas de especialidades...

Ilha do Fogo: Especialistas italianos chegam este fim-de-semana para consultas de especialidades no hospital regional

São Filipe, 29 Mar (Inforpress) – Dois especialistas italianos nas áreas de otorrinolaringologia e gastroenterologia e respectivas equipas chegam este fim-de-semana à ilha para consultas de especialidades, de 10 a 15, no hospital regional Fogo e Brava São Francisco de Assis.

O gastroenterologista chega sexta-feira, 30, à ilha para consultas e realização de exames de endoscopia e colonoscopia, mas também para ministrar uma acção de capacitação a dois médicos e quatro enfermeiros para dar seguimento aos casos e com possibilidade da continuidade da formação em Itália, segundo o director do hospital regional, Evandro Monteiro.

Este especialista inicia as consultas e exames a partir de sábado, 31 de Março, estando o serviço administrativo a organizar as consultas, mediante marcação prévia, com prioridade para as pessoas sem rendimento, já que para as consultas os pacientes apenas pagarão as taxas moderadoras.

Já equipa da área de otorrinolaringologia chega à ilha no próximo sábado para consultas e realização de exames.

Segundo o director do hospital regional, Evandro Monteiro, a vinda dos especialistas italianos enquadra-se no processo de cooperação que a direcção do hospital regional Fogo e Brava São Francisco de Assis vem estabelecendo com estabelecimentos hospitalares e universidades de Itália.

Os especialistas trarão equipamentos que serão utilizados nas consultas e exames e alguns materiais.

De acordo com o director do hospital, a equipa de otorrinolaringologia faz doação de equipamentos e materiais desta área, de modo a permitir ao estabelecimento a criação de um serviço ambulatório, em articulação com outros estabelecimentos de saúde do país, nomeadamente do hospital Dr. Agostinho Neto, na Cidade da Praia.

Evandro Monteiro disse que a enfermeira que se deslocou a Itália para formação na área de oftalmologia para apoiar o especialista do hospital nas consultas e nas cirurgias está de regresso, indicando que trouxe o equipamento, biómetro, algumas lentes e que neste momento o serviço hospitalar vai proceder à selecção de pacientes para realização de cirurgias a partir de meados de Maio próximo.

O hospital regional deu início este ano a realização de cirurgias de dipterígia (mais simplificado), mas com a formação da enfermeira e com o equipamento adquirido, o hospital dispõe de capacidade para realizar cirurgias mais complexas, nomeadamente de cataratas.

JR/JMV

Inforpress/Fim