Ilha do Fogo: Direcção Nacional de Saúde reforça capacidade técnica dos profissionais em arboviroses

 

São Filipe, 20 Jul (Inforpress) – A Direcção Nacional de Saúde (DNS) realiza quinta e sexta-feira, em São Filipe, uma acção de formação e capacitação dos profissionais de saúde da ilha em matéria de arboviroses.

A acção de capacitação, que decorre nas instalações do hospital regional São Francisco de Assis, visa reforçar as capacidades técnicas dos profissionais de saúde em matéria de transmissão e prevenção dos arbovírus e na educação sanitária, assim como reforçar a abordagem dos profissionais nas intervenções contra o ZIKA e outras doenças transmitidas por vectores.

Segundo uma nota de imprensa do Ministério da Saúde e Segurança Social, nos últimos anos, Cabo Verde registou duas epidemias por “flavivírus”, sendo que a primeira ocorreu em 2009 com a epidemia de Dengue com mais de 21 mil casos suspeitos, e a segunda entre finais de 2015 e meados de 2016 com a epidemia de Zika, com mais de sete mil e 500 casos suspeitos, 15 casos de microcefalia em bebés associadas a infecção pelo vírus Zika.

Em 2016-2017 foram notificados 121 casos suspeitos do vírus de Dengue, refere a nota, indicando que são registados, de forma sazonal, casos de paludismo particularmente nas ilhas de Santiago e Boa Vista.

É para fazer face a situações do género que a Direcção Nacional de Saúde, no quadro do projecto BAD realiza esta acção de formação na ilha do Fogo, sob o tema “educação sanitária e prevenção das arboviroses”, para reforçar as capacidades técnicas dos profissionais de saúde em matéria de transmissão e prevenção dos arbovírus.

JR

Inforpress/Fim