Ilha do Fogo: Celebração de missa São Filipe arranca às 10:00 do 1º de Maio – Pároco

São Filipe, 30 Abr (Inforpress) – O padre Lourenço confirmou hoje à Inforpress que a celebração da missa de São Filipe neste dia 01 de Maio vai arrancar às 10:00, seguida da procissão que vai percorrer algumas vias da cidade.

Segundo o pároco, já está “tudo preparado”, tanto por parte do grupo coral, dos acólitos, como por parte dos leitores, numa cerimónia que terá como convidado o padre Lourenço Faria, que vem da cidade de Assomada, Santa Catarina de Santiago.

Entretanto, o padre sublinhou que as festividades de Nho São Filipe inclui “muita parte do profano”, o que faz com que normalmente a cerimónia seja renegada para o segundo plano e a assistência da eucaristia seja muito reduzida.

“Não temos outras actividades programas, a não ser a missa e a procissão, para não sobrecarregar as pessoas, porque a festa de São Filipe na ilha do Fogo tem a questão do profano e a adesão das pessoas à actividade religiosa é pouca”, afirmou.

Na noite desta segunda-feira, 30 de Abril, teve a saída dos cavaleiros da Casa das Bandeiras para a bênção da Bandeira de São Filipe por parte do padre, seguida de luminárias no adro da igreja matriz.

A festa de Nho São Filipe e da Bandeira arrancaram na cidade de São Filipe desde o dia 20 de Abril e vai até 01 de Maio.

À festa religiosa junta-se a festa do município, onde são apresentados espectáculos de música durante várias noites e bailes no Presídio com artistas variados, corridas de cavalo e cavalhadas.

DR/JMV

Inforpress/Fim