Ilha do Fogo: Casa das Bandeiras instala mini-parque solar para reduzir custo de energia eléctrica

São Filipe, 30 Abr (Inforpress) – Uma equipa técnica procedeu hoje a instalação de um mini-parque sobre o telhado da Casa das Bandeiras, em São Filipe, para produção de energia solar e reduzir o custo do consumo de energia convencional.

Ao todo foram instalados oito painéis solares de 275 watts cada para produção de energia para o consumo diurno da Casa das Bandeiras, um investimento de pouco mais de 250 contos, segundo Henrique Pires, responsável dessa instituição.

O investimento, que surgiu após a realização de um estudo, vai satisfazer a necessidade de consumo de energia durante o dia em todo o edifício, que dispõe de espaços para conferência/reunião ou realização de festas, núcleo museológico, sala informática e outros.

Henrique Pires disse que o gasto com energia convencional “é significativo”, indicando que por ocasião das festividades de Nho São Filipe e da Bandeira, a Casa das Bandeiras paga mais de 30 mil escudos de energia.

“Com a instalação e funcionamento do sistema iremos poupar algum recurso”, anotou.

Os painéis foram instalados e depois das festas um electricista vai fazer a necessária ligação e conexão para o seu funcionamento.

Numa segunda fase, a Casa das Bandeiras, segundo Henrique Pires, vai mobilizar parcerias para aquisição de baterias para que o excedente de energia produzida durante o dia seja também utilizado à noite.

Coma instalação do sistema, a Casa das Bandeiras vai garantir, além de redução dos custos, impedir o uso indevido a energia convencional, como acontecia no passado recente e que obrigou a instituição a mudar o cabo aéreo de fornecimento de energia para subterrâneo.

JR/CP

Inforpress/fim