Ilha Brava: ICIEG capacita mulheres em Gestão de Pequenos Negócios e Empreendedorismo

Nova Sintra, 09 Set (Inforpress) – O Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), em parceria com o Programa de Promoção de Oportunidade Socioeconómica Rurais (POSER), vai capacitar mulheres da ilha Brava na área de gestão de pequenos negócios e empreendedorismo.

Uma nota de imprensa enviada à Inforpress explica que o objectivo desta formação é “reforçar o conhecimento das mulheres em matéria de igualdade de género e inovação”, tendo em conta os “novos recursos e ferramentas que, posteriormente, contribuirão para agregar valor às actividades desenvolvidas pelas formandas, contribuindo para a melhoria na gestão dos seus negócios, e, consequentemente, saída do ciclo da pobreza”.

A nota ressalta que durante a formação serão elaborados planos de acção e a efectiva implementação no próprio município, com seguimento das instituições responsáveis pela capacitação.

Segundo o documentoa, “apesar dos avanços alcançados por Cabo Verde nos últimos anos, ainda há grandes desafios a alcançar para ultrapassar as situações de privação económica que produzem formas de pobreza e que afecta de forma mais intensa as mulheres”.

É neste sentido que o ICIEG e o Programa Oportunidades se “unem” para promover o empreendedorismo feminino, através de acções de autonomização económica, visando a melhoria das oportunidades de empreendedorismo desenvolvidos a nível local, “considerando que as actividades económicas desenvolvidas pelas mesmas têm um peso valioso no rendimento das famílias”.

Acções de formação da mesma índole já foram realizadas nas ilhas de Santo Antão, São Nicolau e Santiago, tendo abrangido no total mais de 70 mulheres dessas ilhas.
Na Brava, esta formação decorrerá na localidade de Lomba Tantum, de 11 a 13 de Setembro, e na Furna, de 14 a 16 de Setembro.

MC/JMV

Inforpress/fim