II Gala “Cabo Verde Sucesso” acontece hoje em Lisboa

Cidade da Praia, 01 Dez (Inforpress) – A capital portuguesa, Lisboa, acolhe hoje, a II Gala “Cabo Verde Sucesso”, marcada pela entrega de galardões a personalidades cabo-verdianas de sucesso na Europa que se destacaram nas mais diversas áreas.

Ciência e tecnologia, cidadania e educação, cultura, desporto e empreendedorismo são as áreas em que se destacam os homenageados da cerimónia de hoje, que conta com as presenças do Presidente da República e do primeiro-ministro cabo-verdianos, Jorge Carlos Fonseca e Ulisses Correia e Silva, respectivamente, e entre outras entidades oficiais.

Segundo o ministro de Estado, Fernando Elísio Freire, Portugal também estará representado pelo seu presidente Marcelo Rebelo de Sousa e mais alguns ministros do governo português, o que demostra que há todo o engajamento entre os dois governos para celebrarem essas personalidades da diáspora cabo-verdiana, que são “uma referência” na sociedade europeia.

“O mais importante é que esses cabo-verdianos são os nossos embaixadores e trazem para Cabo Verde mais investimentos, fazem com que o nosso país seja conhecido no mundo”, acrescentou o governante.

O evento é organizado pelo Governo de Cabo Verde, que atribui um “papel de relevo” às comunidades cabo-verdianas emigradas – diáspora, assumindo-a como “uma das altas prioridades” no desenvolvimento das relações externas.

“A diáspora tem sido a porta de abertura de Cabo Verde ao mundo, contribuindo de forma indelével para a construção e afirmação contínua de uma Nação cada vez mais orgulhosa, digna e mais reconhecida no palco internacional”, lê-se no site do Executivo cabo-verdiano.

A afirmação pessoal e profissional dos cabo-verdianos residentes na diáspora, segundo a mesma fonte, constitui, “indubitavelmente”, um dos factores de promoção do arquipélago além-fronteiras.

Neste contexto, justifica, instituiu-se através de Resolução, a Gala “Cabo Verde Sucesso”, na qual o Governo de Cabo Verde, em parceria com a Presidência da República, homenageia os cabo-verdianos residentes na diáspora, que se distinguem, entre os melhores, nas mais diversas áreas, visando reconhecer o mérito da comunidade cabo-verdiana na diáspora.

Tito Paris, Boss AC, Maria Alice, Dino Santiago, Djodje, Nancy Vieira Grace Évora são alguns dos artistas cabo-verdianos que vão actuar esta noite na Gala, que acontece no Convento do Beato, em Lisboa, e onde vão também subir ao palco alguns artistas portugueses.

Ainda durante a sua estada em Portugal, de 01 a 04, o primeiro-ministro manterá um encontro alargado com as Associações Cabo-verdianas de Portugal, assim como participa da inauguração do novo Espaço Consular e da cerimónia de entrega das chaves da “Casa de Cabo Verde”, em São Bento, Lisboa.

Ulisses Correia e Silva cumprirá, igualmente, uma agenda com vários encontros e audiências com individualidades portuguesas, como são os presidentes das Câmaras Municipais de Oeiras, Cascais, Almada e Seixal, e o alto comissário para as Migrações, Pedro Calado.

Inforpress/Fim