ICIEG e POSER capacitam mulheres de São Nicolau em gestão de pequenos negócios e empreendedorismo

Cidade da Praia, 24 Jul. (Inforpress) – Um grupo de mulheres de São Nicolau inicia hoje na sede da Cruz Vermelha, na cidade da Ribeira Brava, uma acção de capacitação em gestão de pequenos negócios e empreendedorismo.

Iniciativa do Instituto Cabo-verdiano para Igualdade e Equidade do Género (ICIEG), em parceria com o Programa de Promoção de Oportunidade Socioeconómica Rurais (POSER), tem a duração de dois dias e visa melhorar a longo prazo as capacidades e técnicas empresariais das mulheres rurais.

De acordo com uma nota de imprensa do ICIEG, pretende-se ainda com este curso, dotar as formandas “de recursos e ferramentas que posteriormente contribuirão para agregar valor às actividades desenvolvidas, contribuindo para a melhoria do empoderamento económico das mesmas e consequente saída do ciclo da pobreza”.

A igualdade do género, explica o ICIEG nesta missiva, é uma questão “fundamental” do desenvolvimento social e económico e da construção da democracia em termos políticos, sociais e económicos.

“Actualmente o desenvolvimento humano só pode ser compreendido com referência ao respeito dos direitos humanos das mulheres e homens à educação, saúde, habitação, emprego, igualdade, perante a lei, ao respeito pela sua integridade física, à liberdade de expressão, movimento e participação política, entre outros”, lê-se neste comunicado.

SR/ZS

Inforpress/Fim