Hospital Santa Rita Vieira recebe equipamentos do “Project Health for CV”

Assomada, 04 Dez (Inforpress) – O Hospital Regional Santa Rita Vieira (HRSRV), em Santiago Norte, recebeu hoje um contentor de 20 pés, contendo equipamentos médicos e materiais hospitalares doados pelo “Project Health for CV”, avaliados em mais de 100 mil dólares.

“Já recebemos muitos contentores (…), mas este tem um sabor especial, pelo seu valor simbólico de mais de 100 mil dólares (cerca de 10 mil contos) e isso para nós é algo extraordinário, tendo em conta que representa uma parte significativa no nosso orçamento de funcionamento”, disse o director do HRSRV, Imadoeno Cabral, salientando que esses materiais vão trazer um alívio para os serviços do Banco de Urgência e Bloco Operatório.

Este responsável de saúde, que falava aos jornalistas após a recepção dos donativos, que decorreu hoje naquele estabelecimento hospitalr, acredita que estes materiais cirúrgicos “descartáveis” vão ajudar o hospital na melhoria da prestação de cuidados.

Tendo em conta que o hospital vai receber mais doações desta ONG, na missão a realizar-se em Maio do próximo ano, Imadoeno Cabral, deixou o compromisso de criar todas as condições para que possam usar da melhor forma estes materiais e, acima de tudo, fazer com que o serviço de Bloco Operatório tenha a “melhor qualidade desejada”.

Por seu lado, um dos fundadores do “Project Health for CV” (em português “Projecto Saúde para Cabo Verde”) João Moreno Tavares, que se mostrou satisfeito com a parceria existente há 10 anos com o Hospital Regional Santa Rita Vieira, fez saber que os equipamentos foram doados pelo Hospital Beth Israel, Boston, Estados Unidos.

Na ocasião, anunciou a vinda de um “contentor maior” de cerca de meio milhão de dólares, para Maio de 2019, no âmbito da 11ª missão dos médicos que integram o programa “Health for CV” para os hospitais Santa Rita Vieira (Santiago Norte) e Agostinho Neto (Praia) e ainda para as ilhas do Fogo e Brava, que, segundo ele, pretendem estender o mesmo programa.

FM/CP

Inforpress/Fim