História

A Inforpress é a única Agência de Notícias de Cabo Verde, com presença em todo o território nacional. A Inforpress foi constituída para noticiar tudo o que de relevante se passa no País e tudo o que se passa no Mundo e pode interessar aos cidadãos e instituições nacionais, públicas e privadas. A agência é sem dúvida, uma âncora inquestionável de liberdade e de qualidade de informação no nosso país.

Em funcionamento há 30 anos, a Inforpress SA – Agência Cabo-verdiana de Noticias (antes Cabopress) é uma organização central no sector da comunicação social em Cabo Verde, garantindo conforme as suas atribuições, a produção de notícias e informações de forma isenta, objectiva, confiável e independente sobre acontecimentos de âmbito local, nacional e internacional. A Agência contribui ainda, para alimentar e suportar o crescimento dos órgãos de comunicação social no país, desempenhado um papel importante na ligação de Cabo Verde com o mundo e com a sua diáspora.

As primeiras diligências para a criação da Cabopress, datam 1981, quase um ano depois da criação da Delegação da ANOP (que hoje aparece como Lusa). Em 1982, havia já uma ideia de agência, tanto mais que foi nesse ano que se deu o arranque efectivo ao Projeto Cabopress. Em Novembro de 1983,  foi elaborado um memorando de trabalho para a instalação definitiva da agência de notícias Cabopress em 1984. A Agência Noticiosa Cabo-verdiana, Cabopress, foi formalmente criada em Dezembro de 1984  através do Decreto-lei nº 136/84, inserto no Boletim Oficial de Cabo Verde nº 52, de 31 de Dezembro de 1984.

A 4 de Outubro de 1988, a Cabopress abriu definitivamente as portas, iniciando oficialmente as actividades jornalísticas de produção e divulgação de conteúdos com um núcleo redactorial de nove jornalistas, na sede, Praia.