Hélio Batalha comemora um ano do álbum “Karta de A’Forria” e lança novo single “Ka ta da”  

 

Cidade da Praia, 13 Nov  (Inforpress) – O rapper cabo-verdiano Hélio Batalha promove um espectáculo no dia 17, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, para comemorar um ano do lançamento do álbum “Karta de A´Forria” e para lançar o seu novo single “Ka ta da”.

O álbum que lhe rendeu muitas participações em festivais em todas as ilhas, em shows internacionais como Macau, Portugal e Alemanha, considerado pela crítica como um dos “melhores do ano”, vai estar novamente na boca e nos ouvidos dos jovens e não só, neste espectáculo ao vivo.

“Karta de A´Forria” divide o palco neste dia com o novo single “Ka ta da”, que segundo o autor é um “storytelling” que retrata a emigração e o racismo para com a população africana radicada em Cabo Verde.

“É uma música que retrata a realidade dos nossos irmãos do continente africano, das dificuldades que passam em Cabo Verde e do preconceito como são tratados. Tem uma mensagem forte e chama à população para reflectirem sobre essa problemática e trazer solução, por isso falo da união, da paz, do companheirismo e da troca de experiência”, enfatizou.

Nesse espectáculo, que ocorre no dia 17 no Palácio da Cultura Ildo Lobo, Hélio Batalha espera contar com a participação de todos que acreditam no seu trabalho e promete oferecer um show com DJ e sem banda, para que as pessoas possam sentir o ritmo do rapper e cantar o máximo de música de “Karta de A´Forria”.

O rapper e MC convidou Fattu Djakitté, Ga da Lomba e WST para partilharem com ele este momento que promete ser repleto de “inesquecíveis emoções”.

Na recta final do ano, o artista promete lançar mais single, porque neste momento está a afinar as ideias para que no próximo ano tenha no mercado um novo álbum, que ao seu ver deverá superar “Karta de A´Forria”.

Depois da Cidade da Praia, Hélio Batalha segue para Europa, com shows previstos em Dezembro e Janeiro, em Paris, Lisboa e Porto (Portugal), Suíça e Luxemburgo.

Hélio batalha começou a sua carreira musical em 2007, num concurso radiofónico promovido pelo Ministério da Saúde em colaboração com a rádio Praia FM, obtendo a primeira classificação.

Mais à frente, lança três mix tapes (Golpe de Stado I – 2010, Golpe Stado II -2012, Selvas de pedras -2014) que lhe foram tornando um dos nomes mais apreciados do Rap Criolo.

Em 2013, faz a sua primeira participação num projecto internacional “Dreamers”- um intercâmbio que o levou a Itália.

Desde então, continuou lançando vários trabalhos e participando em vários eventos da cidade. Entretanto, tudo mudaria em 2016, quando vence na categoria de artista revelação nos Cabo verde Music Awards, devido ao mega fenómeno da sua música e videoclip “ Oh ki fome txiga”.

Nesse mesmo ano, foi um dos artistas seleccionados para o ATLANTIC MUSIC EXPO, tendo sido elogiado como um dos melhores showcases, valendo-lhe um destaque no caderno cultural do NEW YORK TIMES.

Seguiram-se várias digressões para dentro e fora do país, tendo actuado na Suíça e em Portugal. Em finais de 2016 lança o seu primeiro álbum – Karta D´Aforria, .

Em 2017, completou 10 anos de carreira e é presença assídua em todos os festivais de música e principais eventos culturais do seu país, com perspectiva de várias digressões.

Conhecido como “a voz dos guetos”, Batalha é já um dos pilares do Hip Hop Cabo-verdiano e Lusófono, contando com participações em músicas de vários outros artistas reconhecidos, Dino de Santiago, Negro Bey, Kady Soulsista, Mayra Andrade, entre outros.

 

AM/AA

Inforpress/Fim