Guia turístico para pessoas portadoras de deficiência apresentado hoje na ilha da Boa Vista

Cidade da Praia, 22 Jun Inforpress – O Guia turístico da ilha da Boa Vista adaptado para pessoas portadoras de deficiência vai ser lançado hoje na ilha da Boa Vista, disse hoje à Inforpress, a autora da obra, Teresa Mascarenhas.

Conforme explicou, a obra em braille é resultado da tese de mestrado em comunicação acessível do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal, defendida pela autora que é também presidente da Associação das Famílias e Amigos das Crianças com Paralisia Cerebral (Acarinhar).

“Denominado “Guia turístico da ilha da Boa Vista adaptado para pessoas com deficiência”, o manual é destinado para pessoas que não sabem ler ou têm baixa visão e contém informações turísticas através de imagens e figuras ilustradas”, adiantou a autora realçando que o objectivo é promover a inclusão social e tornar o turismo acessível.

Segundo Teresa Mascarenhas, a ideia é sensibilizar as autoridades sobretudo a Câmara Municipal da Boa Vista sobre questões de acessibilidade nas praias de mar, para que as mesmas sejam mais acessíveis para as pessoas portadoras de deficiência.

Por outro lado, informou que vai ser apresentado também a Convenção na Palma da Mão, e que serão entregues uma série de materiais acessíveis na área de comunicação e informação a biblioteca municipal da ilha, como a Constituição da República em braille e áudio, o manual a borboleta dourada e o cidadão pikinoti.

“Esses materiais estão adaptados e formatos para esse público alvo, ou seja, é um documento que está a 100 por cento (%) auditivo”, garantiu.

AV/FP

Inforpres/Fim