Grupo Folclórico Fajã de Baixo (Açores) exibe-se na rua Pedonal a convite da Associação Juvenil Black Panthers

Cidade da Praia, 28 Ago (Inforpress)  – O Grupo Folclórico Fajã de Baixo, da Ilha de São Miguel dos Açores (Portugal) divulgou hoje na rua Pedonal (Plateau) a sua componente etnográfica, dança, música e trajes, através da manifestação tradicional deste arquipélago.

Num espectáculo muito aplaudido e numa interacção com o público da capital, defronte do Mercado Municipal, este agrupamento fundado em 1975 conseguiu divulgar a expressão musical de cada um das lhas que compõe a região dos Açores, num show que envolveu a comunidade, de forma directa, os transeuntes, mediante a coreografia da região.

Isto porque o público foi inspirado e convidado pelos figurantes a dançar os ritmos tradicionais de São Miguel, numa baile que não resistiram a sua atracção  figuras como a embaixadora de Portugal em Cabo Verde, ou mesmo o o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia de cidadãos  diversos.

O presidente deste agrupamento dos Açores, Hermínio Miranda, manifestou a sua satisfação pela forma como decorreu este no coração da capital de Cabo Verde, ressalvando mesmo que se tratou da concretização de um sonho vinda ao país, mediante um protocolo de intercâmbio com a Associação Juvenil Black Panthers.

Miranda disse que ao longo destes 43 anos de actividade, o grupo tem levado o folclore, a cultura, as tradições e iconografia dos Açores a muitos cantos planeta e que todos os integrantes se sentem orgulhosos em partilharem os seus conhecimentos e experiências com o povo cabo-verdiano.

Constituído por 38 pessoas, este grupo folclórico encontra-se na cidade da Praia, a convite da Associação Juvenil Black Panthers, da Várzea da Companhia, para a realização de várias iniciativas de intercâmbio cultural e social, tendo o presidente desta organização juvenil cabo-verdiana destacado classificado de extraordinário a qualidade do espectáculo proporcionado esta tarde.

Alcides Amarante avançou a Inforpress que este intercâmbio vai culminar com a assinatura de um protocolo cultural e social na sexta-feira, entre as duas partes, tendo ressalvado a interactividade verificada nestes dias entre este agrupamento português e a população da Cidade da Praia.

O Grupo Folclórico Fajã de Baixo vai actuar na próxima quinta-feira no auditório do Centro Cultural Português, na cidade da Praia, para, uma vez mais, divulgar e dar a conhecer componente etnográfica da ilha de São Miguel.

SR/AA

Inforpress/Fim