sarıyer haberleri">

Governo quer transformar Cabo Verde numa plataforma especializada de organização de eventos desportivos de praia

 

Santa Maria, 12 Out. (Inforpress) – O ministro do Desporto, Fernando Elísio, reiterou hoje na ilha do Sal que o Governo quer transformar Cabo Verde numa plataforma especializada de organização de eventos desportivos de praia.

Fernando Elísio fez essas declarações na cerimónia de abertura do seminário de Secretários-gerais da Associação de Comités Nacionais Olímpicos Africanos (ACNOA), considerado “um grande evento” a este nível, a acontecer pela primeira vez em Cabo Verde, com vista à preparação do acolhimento dos primeiros Jogos Olímpicos Africanos de Praia a realizar-se em 2019.

O evento, que pretende dar directrizes a estes membros sobre a Agenda 2020 do Comité Olímpico Internacional, traz para essa discussão 54 secretários-gerais e convidados dos Comités Olímpicos de toda a África, totalizando um grupo de 100 delegados africanos.

“Queremos fazer do desporto um factor de desenvolvimento e instrumento privilegiado. O nosso foco e objectivo são transformar Cabo Verde numa plataforma especializada de organização de eventos de praia, por isso abraçamos o enorme desafio de acolher os primeiros jogos olímpicos africanos de praia”, acentuou o governante.

Segundo Fernando Elísio, o Governo quer que estas manifestações desportivas, pelas suas exigências de carácter financeiro, técnico e político, “deixem um legado” que sejam activos “importantes” de crescimento económico inclusivo e com benefícios desportivos concretos.

“Iremos apoiar e incentivar tudo o que for devidamente planificado, orçamentado e financiado, ou seja, não há espaços para improvisos e todos devem estar devidamente comprometidos”, disse.

Fernando Elísio garantiu, também, que nos próximos tempos o Governo irá reforçar a infra-estruturação e recuperação das infra-estruturas desportivas a nível nacional e a formação de quadros na área desportiva para níveis profissionalizantes, incluindo dirigentes, gestores, treinadores e outros agentes desportivos.

Por sua vez, a presidente do Comité Olímpio de Cabo Verde (COC), Filomena Fortes, fazendo uma retrospectiva das realizações deste seu mandato, destacou a atenção que o COC deu a temas fundamentais para o mundo da prática desportiva, nomeadamente o primeiro Congresso Olímpico realizado na Cidade da Praia, a primeira edição do Fórum Mulher e Desporto, formação de dirigentes desportivos, o projecto “Verde- Olimpics”, entre outros.

“ (…) Quando estivermos prontos para mudar podemos inspirar os outros a mudar. Estamos aqui preparados para mudar, para liderar a mudança no desporto”, parafraseou Thomas Bach, corroborando deste pensamento e convicção durante a sua liderança no COC.

Já o presidente da ACNOA, Lassana Paleno, disse que Cabo Verde é um país rico de inspiração, muito dinâmico e virado para o progresso.

“O entusiasmo, o acolhimento caloroso do povo cabo-verdiano nos oferecem as condições ideais para as discussões e os debates que nos esperam”, considerou.

SC/ZS

Inforpress/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon