Governo promove debate sobre a importância de um Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses no país

 

Cidade da Praia, 18 Jun (Inforpress) – O Ministério da Justiça e Trabalho realiza, terça-feira, 20, uma conferencia conferência conferencia nacional para debater a necessidade e a importância da criação do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF-CV) em Cabo Verde.

Segundo uma nota de imprensa, o encontro visa sensibilizar os decisores, os profissionais do sistema judiciário e a sociedade civil sobre a importância e o papel da Medicina Legal e Ciências Forenses, que passará a contar com uma instituição eficiente de recolha e de produção de provas periciais e de elaboração de pareceres técnicos científicos.

O evento tem ainda como objectivo envolver as instituições do Estado e outras organizações públicas e privadas, nacionais e internacionais nas discussões sobre os mecanismos para a implementação do INMLCF-CV.

O Ministério da Justiça e Trabalho concretizou, na sua orgânica aprovada através do decreto lei nº 47/2016 de 27 de Setembro, a criação Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses – INMLCF em Cabo Verde com o propósito de assegurar a prestação de serviços periciais e forenses, bem como a promoção da formação e da investigação nesse domínio.

No encontro de terça-feira participam médicos gerais e médicos legistas, técnicos de laboratórios, magistrados judiciais e do Ministério Público, Polícia de Investigação Criminal, psicólogos e assistentes sociais forenses, professores universitários e técnicos do

ICCA.

PC/JMV
Inforpress/Fim