Governo garante “empenho e determinação” para cumprir compromissos assumidos com os cabo-verdianos

Cidade da Praia, 16 Nov (Inforpress) – O ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares garantiu hoje que o Governo encontra-se “empenhado e determinado” em cumprir com os compromissos assumidos com os cabo-verdianos, abrangendo todos os sectores e áreas.

Fernando Elísio Freire respondia às questões colocadas pelos deputados do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e da União Cabo-verdiana, Independente e Democrática (UCID), ambos na oposição, tendo assegurado que a meta será alcançada graças às parcerias desenvolvidas entre o Governo e as autarquias.

A nível do sector da Educação, afirmou que hoje o mesmo está “muito melhor” do que há dois anos, sendo que os pendentes relacionados com requalificações de professores e subsídio de carga horária “ficaram resolvidos” com os dois Orçamentos do Estado, permitindo assim o aumento e a produtividade no sector com “melhores resultados”.

“A falta de professores que neste momento o grupo parlamentar do PAICV esta a utilizar como grande arma de arremesso político, é fruto da visão deste Governo que quer mudar o perfil académico dos professores cabo-verdianos que fale línguas, que domine as tecnologias e que seja um cidadão cosmopolita”, avançou o ministro, que reconheceu que o país necessita desses profissionais e que estão a trabalhar para formar e dotar o arquipélago com melhor sistema de Educação.

Em relação às habitações que têm sido um problema a nível nacional, avançou que o Governo já está a trabalhar com todos os municípios no sentido de resolver essa questão, afirmando que para a ilha de São Vicente foi disponibilizado 175 mil contos.

Outro aspecto que considera “importante” é o sector da Saúde, em que garantiu que o executivo está a trabalhar para isentar todas as pessoas que não tiveram condições de pagar a taxa moderadora, com a introdução do cadastro social único.

O governante explicou que a estratégia do Governo em fazer de Cabo Verde uma “grande plataforma” de organização de eventos desportivos, com a realização dos Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, em 2019, campeonato africano de liga de campeões de andebol sénior feminino, na Cidade da Praia, no próximo ano, e campeonato africano de andebol sénior feminino, em 2024, eventos que, no seu entender constituem uma “grande vitória” para o desporto cabo-verdiano.

Avançou que em 2019 os municípios da Ribeira Grande de Santiago, Santa Catarina do Fogo, São Lourenço dos Órgãos e São Salvador do Mundo serão contemplados com campos de futebol relvados, graças a parcerias desenvolvidas entre o Governo e as câmaras municipais.

Na ocasião, considerou que as populações de Pedra Barros, Nhagar, Cutelo, Portãozinho e Bolanha “estão satisfeitas” porque viram “toda a cidade de assomada requalificada” com obras,fruto da parceria entre a autarquia e o Governo, no montante de 607 mil contos.

Segundo explicou, do montante disponibilizado, 120 mil contos foram destinados a projectos de requalificação do centro urbano da cidade, 150 mil para acessibilidade e desencravamento das várias localidades, 114 mil contos para reabilitação das habitações e 175 mil contos para o mercado.

AV/AA

Inforpress/Fim