Governo espera ainda em 2018  ter uma solução para os transportes marítimos inter-ilhas – Olavo Correia

Porto Novo, 01 Set (Inforpress) – O Governo espera ainda este ano fechar o processo acerca dos transportes marítimos inter-ilhas, uma medida “fundamental para o futuro” do  arquipélago, que irá facilitar o acesso às ilhas e “aumentar as oportunidades de investimentos”.

As declarações são do vice-primeiro-ministro, Olavo Correia, proferidas hoje, no Porto Novo, no segundo e antepenúltimo dia da visita deste governante, que ocorre no âmbito das festividades do Dia do Município, que se celebra este domingo.

“O concurso está avançar e esperamos que, ainda este ano, tenhamos uma solução para a ligação marítima inter-ilhas”, sublinhou Olavo Correia, considerando ser “fundamental para Cabo Verde” que isso aconteça, não só para melhorar ainda mais ligação entre as ilhas, aumentar as oportunidades para os demais sectores económicos, mas também permitindo que “o acesso às ilhas seja mais barato”.

Para o vice-primeiro-ministro,   o Governo tem todo o interesse em concluir esta questão ainda em 2018,   “para o bem  de todos, do Governo, mas principalmente dos cabo-verdianos e daqueles que procuram Cabo Verde para investir”.

Em declarações à imprensa no Porto Novo, Olavo Correia aproveitou para se referir aos acontecimentos de 31 de Agosto em Santo Antão, data que considera “um marco na história negra” de Cabo Verde, que “leva a todos a reflectirem sobre o futuro”.

”Um momento em que os direitos humanos  não foram respeitados mas, felizmente, hoje temos um país mais livre e democrático. Temos de reflectir sobre esse passado e vale a pena reforçar o nosso comprometimento com a democracia, com a liberdade e com os direitos humanos”, notou o vice-primeiro-ministro.

O governante cumpre o hoje o segundo dia da visita a Porto Novo, onde disse ter constado  uma “grande parceria” que existe entre o Governo e o poder local, a qual, no seu entender, tem facilitado o processo de desenvolvimento deste município.

JM/AA

Inforpress/Fim