sarıyer haberleri">

Governo anuncia nome do candidato de Cabo Verde à presidência da CEDEAO na próxima semana – MNE

 

Cidade da Praia, 05 Dez (Inforpress) – O Governo anuncia na próxima semana o nome do candidato de Cabo Verde à presidência da Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, disse hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros e das Comunidades.

“O nome do candidato de Cabo Verde à presidência da CEDEAO será conhecido quando o primeiro-ministro entender, mas terá de ser antes da Cimeira dos Chefes de Estado previsto para 16 de Dezembro, em Abuja, Nigéria, e depende também das negociações que estamos a fazer”, disse Luís Filipe Tavares, adiantando que na próxima semana o Governo irá tratar do assunto na reunião do Conselho de Ministros.

O governante que falava à imprensa após ter presidido à abertura da I edição das Jornadas Abertas- Desafios Contemporâneos do Direito Internacional Público, que decorre na Cidade da Praia, nos dias 05, 06 e 12 deste mês, reconheceu que será uma “grande honra” para o arquipélago, para a CEDEAO e para a comunidade internacional, Cabo Verde presidir a Comissão da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental.

“Uma vez que a presidência é por ordem alfabética, esta é a vez de Cabo Verde e estamos a apresentar a nossa candidatura que será submetida na Cimeira dos Chefes de Estado” revelou apelando à serenidade e maior responsabilidade sobre estas questões, que no seu entender devem ser tratadas a nível do Governo de modo a se defender os interesses do arquipélago que está acima de tudo.

Questionado se o debate à volta das candidaturas não prejudica a candidatura do país, Luís Filipe Tavares disse que não uma vez que é legítimo que as pessoas se manifestem sobre esta matéria, mas realçou que o mais importante é que as candidaturas sejam feitas no quadro de responsabilidade, inovação e interesses de Cabo Verde.

No sábado, 02, a candidatura de Orlando Dias revelou em nota de imprensa, que a proposta que Cabo Verde apresentou à Comissão da CEDEAO, no sentido de amortizar as suas dívidas em dez anos, não foi aceite, o que pode “atrapalhar” o sonho do país em assumir a presidência da organização.

Na segunda-feira, 04, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares desmentiu a candidatura de Orlando Dias, e garantiu que o país tem “cumprido os compromissos assumidos com a CEDEAO” em matéria de pagamento das quotas em atraso.

Ao todo, são quatro os interessados cabo-verdianos que se perfilam à candidatura da presidência da Comissão da CEDEAO. Além de Orlando Dias, que é um dos vice-presidente do Parlamento da CEDEAO desde 2016, há ainda Isaías Barreto, que ocupa actualmente a função de comissário da CEDEAO para a área das Telecomunicações e Tecnologias de Informação desde 2014, o professor universitário nos Estados Unidos Júlio Carvalho, e o consultor jurídico António Andrade Lopes Tavares.

AV/FP

Inforpress/Fim

 

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon