Governo abre Consulado Geral de Cabo Verde em Nice (França) em Janeiro próximo

 

Cidade da Praia, 15 Dez (Inforpress) – O Governo aprovou em Conselho de Ministros o decreto-lei que ordena a abertura do Consulado Geral de Cabo Verde em Nice, França, tendo já apontado o 1º de Janeiro de 2018 como data para a materialização desta medida.

A informação foi dada hoje pelo ministro da Presidência do Conselho de Ministros, Fernando Elísio Freire, uma decisão que vai ao encontro das pretensões da comunidade cabo-verdiana ali radicada que há muito clama pela abertura de uma representação diplomática nesta região.

A abertura do Consulado Geral de Cabo Verde na cidade francesa de Nice, é justificada, ainda, como o assumir do compromisso do Governo para com a comunidade emigrada,  com a particularidade desta urbe do Sul da França acolher uma expressiva comunidade cabo-verdiana  e que tem crescido muito nos últimos anos.

Fernando Elísio Freire reconhece que esta comunidade tem acolhido nos últimos tempos muitos cabo-verdianos que se tem deslocado de outros países europeus e dentro da própria França para ali residirem, e que há “necessidade claramente” da abertura de um consulado geral.

“Assim como temos um consulado-geral na cidade de Boston (EUA), iremos ter também em Nice, para fazer face aos cabo-verdianos que residem na região Sul da França, de forma a cumprir um dos principais compromissos com a comunidade cabo-verdiana que vive na Europa e, neste caso particular, em França.

O ministro avança mesmo que a abertura do Consulado Geral de Cabo Verde em Nice já está contabilizada no Orçamento do Estado para o ano económico de 2018 e que a partir de 01 de Janeiro próximo o consulado estará a funcionar.

SR/CP

Inforpress/Fim