Futebol/Santiago Norte: Conselho Jurisdicional penaliza AJAC de Calheta e Benfica de Santa Cruz vai ao Nacional

 

Assomada, 11 Mai (Inforpress) – O Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte decidiu retirar três pontos ao clube de AJAC de Calheta, referente ao jogo da 16ª jornada, e com isso o Benfica de Santa Cruz será o representante no Campeonato Nacional.

Em resposta ao protesto do clube de Benfica de Santa Cruz, onde alegam que AJAC de Calheta usou de forma irregular o jogador, Marco Aurélio Sanches, no jogo da 16ª jornada contra o Asso-Juventus, o Conselho Jurisdicional decidiu por retirar três pontos ao AJAC.

Segundo o acórdão do Conselho Jurisdicional da Associação Regional de Futebol de Santiago Norte, o jogador em causa teve três cartões amarelos nos jogos da 12ª, 14ª e 15ª jornadas e no jogo referente à 16ª jornada, o mesmo constava no boletim do jogo e alinhou-se nessa partida.

Na referida jornada em causa, o jogador estava automaticamente suspenso, pelo que não devia ser inscrito nem alinhado na partida referida, considerou o Conselho, que decidiu pela condenação do club AJAC Calheta.

Neste processo, o Conselho levou em conta o relatório do encontro elaborado pelo árbitro principal e pelo quatro árbitro e fichas do jogo assinado pelo delegado de Club AJAC Calheta no jogo com Asso-Juventus, a relação dos técnicos e jogadores efectivos e suplentes, que consta das fichas dos jogos, e audição do árbitro que dirigiu a partida referente a 14ª jornada,  Victor Baptista Gomes Silva.

“Considerando os factos dados como provados, somos pela condenação do club AJAC Calheta, pelo que, considerando, o grau de ilicitude, a culpa do agente e as exigências de prevenção especial e prevenção geral, sancionando-se o AJAC Calheta, na pena de derrota (3-0) referente a partida de 16ª jornada frente ao Asso Juventus e multa de 10 mil escudos”, lê-se no acórdão.

Sendo assim, o AJAC que estava na primeira posição com 48 pontos fica com 45 e o Benfica que estava na segunda posição com 46 passa para 49 pontos e vai representar Santiago Norte no Campeonato Nacional de Futebol, que arranca este fim-de-semana.

Entretanto, devido a esse impasse que se verificou, o representante de Santiago Norte fica de fora desta primeira jornada.

AM

Inforpress/Fim