Futebol: Seleccionador de Cabo Verde acredita que Jovane vai apresentar-se no estágio no domingo em Lisboa

Cidade da Praia 27 Ago (Inforpress) – O seleccionador de Cabo Verde, Rui Águas, acredita que Jovane Cabral vai apresentar-se no estágio do dia 02 de Setembro em Lisboa, Portugal, com vista ao jogo contra o Lesoto, a contar para as eliminatórias do CAN´2019.

“A mudança de selecção não é tão simples assim, mas não vou adiantar nada a esse respeito”, declarou Rui Águas, em entrevista ao jornal OJogo, avisando que se Jovane alinhar nesse jogo fica desde logo automaticamente impedido de optar pela selecção de Portugal.

Já o antigo seleccionador cabo-verdiano, Lúcio Antunes que proporcionou ao atleta a sua primeira internacionalização, num Luxemburgo-Cabo Verde (0-2), admite a hipótese do extremo optar por Portugal.

“Vamos lá ver se ele vai estar nesta convocatória de Cabo Verde. Eu, por exemplo, depois desse primeiro jogo contra o Luxemburgo, convoquei-o mais duas ou três vezes e ele não foi”, disse ao OJOGO, explicando ainda que chegou a estar a decorrer um processo de naturalização do jogador.

Lúcio Antunes disse ainda que o jogador esteve na iminência de ir ao Europeu de sub-19, com a equipa portuguesa que foi campeã e que vai ao Mundial de sub-20.

E eu acredito que ele ainda tenha esperanças de ir ao Mundial de sub-20 por Portugal. Estranhei a convocatória do Rui Águas, mas de qualquer forma, se isso aconteceu é possível que Jovane já tenha decidido jogar definitivamente por Cabo Verde”, afirmou Lúcio Antunes.

O jornal Jogo na sua edição de hoje explica que Jovane Cabral já fez um jogo pela selecção de Cabo Verde, ainda poderia vir a representar a selecção de Portugal, caso o desejasse.

Para isso, acrescenta que o jogador sportinguista teria que adquirir a nacionalidade portuguesa e, depois, fazer um pedido expresso à FIFA, que avaliaria o processo até dar um parecer definitivo.

“Apenas a utilização em jogos a contar para competições oficiais organizadas pela FIFA é impeditiva de uma mudança. Como o encontro realizado por Jovane nos Tubarões Azuis foi de carácter particular, o atleta ainda pode vir a representar Portugal”, escreve o jornal.

Para já, o extremo está convocado para defrontar o Lesoto no dia 09 de Setembro, em partida a contar para a fase de apuramento da CAN’2019. Se alinhar nesse duelo, o atleta fica então definitivamente vinculado à selecção de Cabo Verde.

Jovane Cabral foi convocado pela primeira vez, na altura com 18 anos, para a selecção de Cabo Verde pelo treinador Felisberto Cardoso para um jogo com a Líbia, a contar para as eliminatórias do CAN 2017.

OM/CP

Inforpress/Fim