Futebol: Estudantes cabo-verdianos na China vencem VIII edição do Shangai World Cup

 

Cidade da Praia, 28 Jun (Inforpress) – Uma equipa de futebol de Cabo Verde, constituída por estudantes radicados em Shangai, foi a grande vencedora da VIII edição do “Shangai World Cup”, realizada nesta cidade chinesa, ao bater na final a selecção do Brasil por 4-1.

Segundo apurou a Inforpress, Cabo Verde foi a única representante de África neste evento realizado no final de semana, envolvendo três equipa da Ásia, oito da Europa, quatro da América e uma africana, num universo de 16 países.

Trata-se de um torneio relâmpago disputado num único dia por equipas de oito jogadores cada, sendo que a maioria destas equipas é constituída por ex-jogadores e treinadores profissionais sub-22, de entre amantes do desporto.

Cabo Verde apresentou-se com uma equipa formada, essencialmente, por estudantes da região de Jinan, formada por Abílio de Macedo, Elton Duarte, Klatio Lobo, Kleyton Aguiar, Ivano Vieira, Jordy Fortes, Shaka Sanchez, Keller Dias, Bruno de Pina, Marco Silva, Christopher Martins, Meison Furtado (MVP) e Renato Faria (treinador).

Cabo Verde esteve integrado no grupo C, tendo terminado a primeira fase no segundo lugar com seis pontos, suplantado pelo México (9 pontos) com quem perdeu por 0-1, pelo que a sua boa prestação na fase final foi decisiva com vitória nas quartas-de-final por 3-2 sobre a China, e triunfo sobre a Inglaterra nas meias-finais por 1-0.

Os jogadores dos “Tubarões Azuis”, nome por que também ficou conhecida a equipa de estudantes cabo-verdianos nesta competição, afirmam que deram “um autêntico show de futebol, conquistando a maioria dos adeptos”, sublinhando mesmo ter sido “uma grande surpresa ver adeptos de outros países apoiando e gritando “Cape Verde”.

Pelo facto de ter conquistado o título com um nível de futebol com “honra e amor pelo país”, esta equipa de Cabo Verde já foi convidada a participar na próxima edição agendada para 2018, desta feita numa nova dimensão, isto é, a nível de futebol de onze.

SR/CP

Inforpress/Fim