Futebol/CAN´2019: Jovane Cabral ausente do estágio da selecção de Cabo Verde

Cidade da Praia, 03 Set (Inforpress) – O futebolista cabo-verdiano Jovane Cabral não compareceu, neste domingo, em Portugal, no estágio de preparação de Cabo Verde para o jogo com o Lesoto, demonstrando, desde já, que quer representar a selecção de portuguesa.

A edição de hoje do jornal “Record” avança que esta decisão implica a renúncia à equipa nacional de Cabo Verde e que nos próximos dias a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) vai ser oficialmente informada da situação.

“Com efeito, apesar de ter nascido em Cabo Verde, o extremo já avançou com o processo de naturalização, e é esperado que até ao fim do ano receba o passaporte português. Aliás, o seleccionador nacional de sub-21, Rui Jorge, já admitiu que está disponível para convocá-lo se tudo for regularizado”, explica o jornal.

O jornal desportivo português considera que o primeiro passo de Jovane Cabral é continuar a somar minutos na equipa do Sporting para poder sonhar com um lugar na selecção de Portugal.

“Esta decisão implica, por isso, a renúncia à equipa nacional de Cabo Verde. O jogador era esperado ontem, na concentração dos tubarões azuis, mas não compareceu”, escreve o “Record”.

Jovane Cabral, de 20 anos, no ano passado actuou pelo Sporting B, onde fez 14 jogos e na equipa principal jogou uma partida a contar para a Taça de Portugal.

O futebolista, que é natural de Santa Catarina, Cabo Verde, jogou no Desportivo de Nhagar e foi contratado pelo Sporting de Portugal depois de ser o melhor marcador nos Jogos de CPLP em 2014, realizados em Angola.

Foi convocado pela primeira vez, na altura com 18 anos, para a selecção de Cabo Verde pelo treinador Felisberto Cardoso para um jogo com a Líbia, a contar para as eliminatórias do CAN 2017.

O extremo voltou a ser convocado pelo agora seleccionador Rui Águas, para os próximos compromissos do “Tubarões Azuis”, e pelos vistos, voltou a declinar a convocatória, tendo em conta a opção de vir a representar a selecção portuguesa.

Cabo Verde enfrenta o Lesoto, no dia 09 de Setembro, na cidade de Maseru, em jogo a contar para a segunda jornada da fase de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, CAN’2019.

Os trabalhos de preparação para o jogo iniciaram este domingo, 02 de Setembro, no Jamor, Portugal.

OM/CP

Inforpress/Fim