Futebol/CAN´2019: Extremo da Académica de Coimbra Júnior Sena substitui defesa Steven Fortes na convocatória

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – O extremo Júnior Sena, da Académica de Coimbra, da segunda divisão portuguesa, foi chamado por Rui Águas, para colmatar a ausência do defesa Steven Fortes do (Lens, França), informou hoje a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

Nesta temporada, Júnior Sena, de 27 anos, já efetuou 32 jogos pela Académica de Coimbra tendo apontado três golos.

Em Portugal passou por equipas como Camacha, Pinhalnovense e União da Madeira, antes de representar o Sporting da Praia, em Cabo Verde.

O jogador fez a sua primeira internacionalização no empate, a zero, entre Cabo Verde e Andorra, num jogo particular realizado em Março do ano passado, em Portugal.

A partida referente à última jornada do Grupo L de qualificação para o Campeonato Africano das Nações, realiza-se a 24 de Março, no Estádio Nacional, tendo o seleccionador Rui Águas convocado 25 jogadores, sendo Kelvin Pires, do Batuque, se São Vicente e Emersos, da Académica da Praia, os únicos residentes.

Nas duas partidas a contar para a sexta e última jornada do Grupo L de qualificação para o CAN’2019, no qual Cabo Verde está inserido, estarão em jogo o apuramento de uma das três equipas ainda com possibilidades de atingir o apuramento.

É que na qualidade de vencedor do Grupo, a selecção nacional do Uganda já tem o passaporte para o Egipto, pelo que resta esperar pela derradeira jornada para se conhecer o segundo apurado desta poule, com Tanzânia, Lesoto e Cabo Verde ainda na luta pelo apuramento.

Para se qualificar, Cabo Verde terá de vencer o Lesoto em casa e esperar que o Uganda não perca na sua deslocação à Tanzânia, já que um triunfo dos tanzanianos inviabiliza qualquer possibilidade dos “Tubarões Azuis”, nome por que é conhecida a selecção cabo-verdiana, marcar presença no Campeonato Africano das Nações.

Uganda, já apurado, lidera o Grupo L com 13 pontos, seguido de Tanzânia e Lesoto com cinco pontos cada, ao passo que Cabo Verde está na cauda da tabela classificativa com quatro pontos em cinco jogos.

O CAN’2019 vai ser disputado de 15 de Junho a 13 de Julho no Egipto, país que substituiu os Camarões, que inicialmente acolheria esta edição da Taça Africana das Nações.

Lista dos 25 convocados:

Guarda-redes: Vozinha (AEL Limassol, Chipre) Márcio Rosa (Cova Piedade) e Évora Elber (Feyenoord, Holanda).

Defesas: Stopira (MOL Vidi, Hungria), Carlos Ponck (Aves, Portugal), Nivaldo Santos (Concodia, Chipre), Tiago Almeida (Académico de Viseu, Portugal), Fernando Varela (Paok, Grécia), Jeffrey Fortes (Excelsior, Holanda), Kelvin Pires (Batuque, São Vicente).

Médios: Babanco (Feirense, Portugal), Helder Tavares (Altay FC, Turquia), Marco Soares (Feirense, Portugal), Nuno Rocha (Uni Craiova, Chipre), Platiny (Poli Iasi), Rodrigo Lima (Braga, Portugal) e Emerson (Académica da Praia).

Avançados: Ryan Mendes (Al Sharjah, Emirados Árabes Unidos), Júlio Tavares (Dijon, França), Garry Rodrigues (Al Ittiad, Arábia Saudita), Djaniny Semedo (Al Ahli Jeddah, Arabia Saudita), Ricardo Gomes (Partizan de Belgrado – Sérvia), Heldon “Nhuck” (AL -Taawon, Arabia Saudita), Wagner Dias (Nancy, França) e Júnior Sena (Académica de Coimbra, Portugal).

OM/CP

Inforpress/Fim