Fundação José Maria Neves para a Governança promove conferência sobre mudanças climáticas

 

Cidade da Praia, 21 Jun (Inforpress) – As “Mudanças Climáticas” é o tema da terceira conferência mensal realizada pela Fundação José Maria Neves para a Governança, que reúne, quinta-feira, na Cidade da Praia, especialistas nacionais.

O encontro, que vai decorrer no auditório da reitoria da Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), no Platô, debaterá os módulos “As mudanças climáticas: a última fronteira da responsabilidade humana?” e “Desafios dos pequenos estados insulares no financiamento de uma agenda sustentável”.

De acordo com uma nota de imprensa, o primeiro módulo terá como conferencista o embaixador António Lima enquanto o segundo estará a cargo do economista do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Luca Roffarello.

A nota refere que as mudanças climáticas constituem a maior ameaça ambiental do século XXI, tendo como consequências sociais e económicas profundas.

“No último século, e devido ao impacto dos gases de efeito estufa, a temperatura atmosférica tem aumentado a um ritmo preocupante, com consequências visíveis ao nível do clima, da preservação dos ecossistemas e do equilíbrio ambiental”, sublinha o documento.

Neste sentido, refere a Fundação José Maria Neves para a Governança, hoje, mais do que nunca, a sociedade uniu-se em torno deste tema e da necessidade urgente de reduzir a emissão de gases de efeito estufa.

Por isso, levando em conta os problemas climáticos que o mundo enfrenta, a fundação achou benéfica incluir o país nesta discussão.

“Cabo Verde enquanto país arquipelágico e, em consequência, especialmente vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, não pode e nem deve ficar de fora deste debate”, justifica.

A conferência inicia a partir das 17:30 e tem como moderador o padre capuchinho, Frei Gilson Frede.

AF/CP

Inforpress/Fim