Fundação Amigos do Paul doa materiais para creches e melhoramento das salas de aula

 

Cidade da Praia, 19 Jun (Inforpress) – A Fundação Amigos do Paul, da Holanda, doou hoje ao Ministério de Educação, um conjunto de materiais escolares que vão permitir a abertura de creches e o melhoramento de salas de aula de todo o arquipélago.

No acto de entrega, que aconteceu nas instalações do Estádio Nacional, Cidade da Praia, a ministra da Educação, Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, congratulou-se com a iniciativa e enalteceu a “parceria intensa” existente entre o ministério e a fundação.

Salientou que a ajuda não se concentra somente no Ministério da Educação, mas também, na Família e Inclusão Social, visto que além destes materiais que já estão sob alçada do Governo, vão chegar mais equipamentos, frutos da mesma parceria.

“Nós temos mais três contentores que vão ser retirados hoje ou amanhã, e mais três que vêm com material para os jardins infantis e para as creches”, disse a governante, anunciando que o Estado pretende abrir uma creche na capital do país para acolher, sobretudo, filhos das vendedeiras dos mercados da Praia.

Maritza Rosabal aproveitou o momento para realçar a colaboração do Ministério do Desporto e da administração do Estádio Nacional, que, desde o ano passado vem cedendo espaços que garantam um “bom armazenamento” dos materiais, até serem encaminhados às escolas do país.

Os equipamentos, indicou a governante, vão permitir não somente a abertura de novos jardins e creches, mas também a substituição dos materiais nas instituições públicas de ensino, e a sua distribuição vai ser feita de acordo com as necessidades.

“Muitos contentores já foram directamente para as zonas. Foram para Paul, São Vicente e vão agora para o Sal, uma vez que a ilha vai receber, no liceu Olavo Moniz, o aumento de número de salas para acolher os alunos e já temos garantido o mobiliário para a ampliação”, sublinhou, acrescentado que algumas instituições em Santa Cruz, também vão ser reabilitadas.

Por seu turno, a presidente da Fundação Amigos do Paul, Maria Segredo, prometeu continuar a ajudar o Ministério da Educação, pois o objectivo desta cooperação, segundo disse, “é o bem-estar e o futuro das crianças cabo-verdianas”.

“Quando uma criança está sentada numa cadeira e mesa bem estável, com certeza estuda da melhor forma”, disse a presidente, enaltecendo a abertura do ministério nesta colaboração.

Para esta responsável, a sensação de estar a ajudar os futuros homens e mulheres do país “é grande”, pois, afirmou que tem passado nas ruas das ilhas do país a ouvir pessoas a enaltecer o gesto da fundação, o que, a leva a prosseguir com o “esforço” no sentido de ser uma “boa madrinha”.

Em 2016, o Ministério da Educação recebeu, através da Maria Segredo, 20 contentores com materiais e equipamentos escolares para jardins de infância e, em 2017, até ao momento, já recebeu 12 contentores, estando previsto até o início do próximo ano lectivo mais 12 contentores, todos com matérias escolares.

AF/CP

Inforpress/Fim