Fórum Diocesano da Juventude: Cidade Velha acolhe mais de 200 jovens da Diocese de Santiago

Cidade da Praia, 29 Mar (Inforpress)  – A Cidade Velha, Ribeira Grande de Santiago, acolhe de hoje a 01 de Abril o V Fórum Diocesano da Juventude’2017, evento que envolve mais de 200 jovens das 24 paróquias da Diocese de Santiago de Cabo Verde.

Segundo o pároco do Santíssimo Nome de Jesus, António Fernandes, o fórum conta com a participação dos jovens oriundos das ilhas Brava, Fogo, Santiago e Maio e enquadra-se na Semana Diocesana da Juventude, que está a ser “vivida” em todas as paróquias de diocese, desde o dia 27 de Março.

Sob o lema “Eu vim para que todos tenham vida em abundância”, o V Fórum Diocesano da Juventude’2017 é iniciativa do Secretariado Diocesano da Juventude da Diocese de Santiago, e centraliza no tema “O Todo-Poderoso fez em mim maravilho”, escolhido pelo Papa Francisco.

O sacerdote António Fernandes avançou a Inforpress que se pretende com este evento levar os jovens a reflictam sobre a vida, sobre a fé e sobre o Cristo, para que sintam a igreja como a mãe que acolhe todos e que precisa muito da juventude, de forma a caminhar com os jovens para que a juventude saiba cada vez mais valorizar a vida, enquanto uma graça e um dom de Deus.

Considera o fórum como um momento de reflexão virado para as vertentes religiosa e social e sobretudo no que diz respeito à juventude, e alerta para se tornar necessária “muita perseverança” para vencer os inimigos, sobretudo nos dias de hoje.

Afiança que o “inimigo tem muitos rostos e sabe bem disfarçar-se” para muitas vezes desviar-se para os comportamentos contra a vida.

Ainda assim, acredita que os jovens estão cientes da realidade do mal que “perturba e incomoda” porquanto é de opinião que, com a fé, o jovem deve estar atento para vencer o inimigo e o mal.

Momentos de capacitação/formação, dia na comunidade, partilha e troca de experiência, oração, reflexão, conversa com o cardeal Dom Arlindo Furtado e evangelização porta-a-porta constituem algumas das acções deste fórum que ainda abarca oficinas temáticas para recolha de subsídio para campanha diocesana pela vida

SR/AA

Inforpress/Fim