Inicio Cooperação Formação sobre “HIV & Deficiência” recomenda o engajamento de todos na promoção...

Formação sobre “HIV & Deficiência” recomenda o engajamento de todos na promoção dos direitos das pessoas com deficiência

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – A formação sobre “HIV & Deficiência” que decorreu de 03 a 07 deste mês, na Cidade da Praia, recomendou o “engajamento de todos“ na promoção dos direitos das pessoas com deficiência, sobretudo a nível da saúde sexual reprodutiva.

Estas são, entre outras, as recomendações apresentadas hoje pela responsável da Humanité & Inclusion Cabo Verde, Adelcia Almeida, durante a cerimónia de encerramento da formação destinada aos prestadores de cuidado de saúde em estratégias de comunicação promovida pela Verdefam, Cruz Vermelha e a Humanité & Inclusion, no âmbito do projecto Fronteiras e Vulnerabilidades face ao HIV/SIDA na Costa Ocidental Africana (FEVE).

A formação concluiu que todos devem estar engajados na promoção dos direitos das pessoas com deficiência face às limitações existentes, que vão desde a questão da acessibilidade física e de outras dimensões, uma melhor articulação a nível da comunicação para que os planos e políticas nacionais possam ser comunicadas de forma inclusiva.

“É essencial que estejamos todos abertos para a mudança e para novos desafios, sendo que são medidas e abordagens que exigem alguma abertura de espírito, mas também alguma preparação de modo a mitigar as necessidades existentes”, acrescentou.

Por outro lado, considerou-se que essa formação será uma mais valia a nível do desempenho profissional dos participantes, sobretudo na promoção dos direitos das pessoas com deficiência na área da saúde sexual reprodutiva e do VIH/SIDA.

Essa formação será replicada em todas as estruturas de saúde a nível nacional, de forma a se conseguir um trabalho unificado a nível do atendimento, tratamento e acompanhamento de pessoas com deficiência nas estruturas de saúde, mas também no processo pós internamento.

O projecto Fronteiras e Vulnerabilidades face ao HIV/SIDA na Costa Ocidental Africana (FEVE) é um projecto regional de luta contra o VIH/SIDA direcionado aos grupos vulneráveis, trabalhadores de sexo (TS), homens que fazem sexo com homens (HSH), pessoas portadoras de VIH (PVVIH) e usuários de droga (UD).

Em Cabo Verde é implementado pela Verdefam, Morabi e Cruz vermelha de Cabo Verde.

A Humanité & inclusion, é uma ONG que, em conjunto com os seus parceiros, tem vindo a implementar um projecto regional intitulado “HIV e Deficiência”, cujo objectivo principal é contribuir para a redução de novas infeções por HIV de pessoas com deficiência.

Uma das missões da ONG é também apoiar na promoção dos direitos humanos, atacando as barreiras legais e melhorando o seu acesso a serviços de prevenção, assistência e apoio por meio da advocacia regional.

AV/FP

Inforpress/Fim