Fogo: Presídio será o palco da próxima gala nacional do desporto – DGD

 

São Filipe, 20 Jun (Inforpress) – A praça de Presídio foi o local escolhido para ser o palco da gala nacional dos desportos que se realiza no mês de Novembro, na cidade de São Filipe.

O espaço foi definido no encontro entre o Director-geral dos Desportos (DGD) Anildo Santos, e o presidente da Câmara Municipal de São Filipe, Jorge Nogueira, que assume a vereação dos Desportos, realizado segunda-feira, na sequência de uma visita de três dias que o DGD efectua à ilha do Fogo.

“A gala vai ser em São Filipe, no mês de Novembro, já tem sítio para sua realização (Presídio) e agora é questão do tempo”, disse Anildo Santos, indicando que um dos objectivos da visita era lançar as bases para realização deste evento e ficou efectivado que será São Filipe, na ilha do Fogo, a receber a gala, numa base de parcerias com todos, devendo a DGD trabalhar para a sua materialização.

Este responsável adiantou que a preparação da gala era o principal motivo da sua estada na ilha, onde vai aproveitar a estada para conhecer o que existe em termos do associativismo desportivo na ilha, dialogar directamente com as câmaras, que são parceiras importantes, e inteirar-se das suas reivindicações e recomendações, para trabalhar em parceria para o desenvolvimento do desporto na ilha.

Anildo Santos, que teve encontro com presidente da edilidade de São Filipe e com dirigentes associativos, dos clubes e de escolas de iniciação desportiva, disse à Inforpress que a principal reivindicação é a nível de infra-estruturação desportiva, observando que é notória que a edilidade de São Filipe tem uma boa visão para o desporto, inclusive tem apostado forte neste sector e traduzindo no orçamento que tem disponibilizado para o desporto.

Igualmente tem um plano plurianual para implementar no que se refere a infra-estruturas, e pretende que o Ministério dos Desportos seja um parceiro, observando que vai analisar onde que se pode apoiar dentro daquilo que está instituído.

Segundo Anildo Santos, que esta terça-feira vai se avistar com responsáveis das Câmaras de Santa Catarina e dos Mosteiros, além de infra-estruturas, a edilidade de São Filipe aposta na massificação de algumas modalidades desportivos a nível do município e pretende, através da articulação com as outras câmaras, massificar as modalidades a nível da ilha na sua globalidade, acrescentando que a DGD vai tentar, junto das federações, ter um dialogo aberto para apoiar na materialização das apostas.

O encontro com associativistas visava, primeiro auscultá-los e inteirar-se das suas reivindicações, depois ouvir as associações desportivas, os clubes e principalmente as escolas de iniciação desportiva, que, segundo o responsável, são um pilar importante para a sustentabilidade do desporto nacional.

JR/JMV

Inforpress/Fim