Fisioterapeutas de Cabo Verde querem mais união para poderem formar a Ordem

Cidade da Praia, 07 Set (Inforpress) – Os fisioterapeutas cabo-verdianos consideraram hoje como o maior desafio da classe, antes de organizarem a Ordem, a união de todos na associação que foi constituída em 2017 e que conta com 32 associados.

Em declarações à imprensa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Fisioterapia, que se assinala a 08 de Setembro, Cíntia Pinto, que falou em nome da Associação de Fisioterapeutas de Cabo Verde (AFCV) avançou que são mais de uma centena de fisioterapeutas neste país, mais só 32 estão inscritos na associação.

“Nós só queremos que os outros se associam a nós para que possamos formar a nossa ordem e exigir outros atributos ao Ministério da Saúde”, disse.

Tudo isso, sublinhou, porque a realidade do mercado de trabalho não é muito promissora em serviços públicos ou privados, o que leva a que a maioria dos fisioterapeutas pautem por trabalhar por conta própria.

A par isso, adiantou que a AFCV enquanto espera a solicitação para a constituição da Ordem tem vindo a trabalhar em prol dos doentes e dos que necessitam da classe para superar algum problema de nível muscular e esquelético.

Para assinalar o Dia Internacional, a AFCV promoveu hoje, no centro de Saúde de Achada Santo António, cidade da Praia, algumas actividades voltadas para um grupo de pacientes da Granja de São Filipe, visando cumprir com o lema que este ano evoca “Fisioterapia e a Saúde Mental”.

A intenção, explica Cíntia Pinto, é mostrar como é que a fisioterapia consegue ajudar no tratamento das pessoas com problema mental, uma vez que o exercício físico ajuda a melhorar, diminui a depressão e a ansiedade.

O Dia Internacional da Fisioterapia é, segundo a Confederação Mundial de Fisioterapia, um dia de sensibilização para o contributo dos fisioterapeutas para a saúde e para a autonomia do homem, bem como um dia de divulgação da profissão.

O dia, serve ainda para homenagear os fisioterapeutas que diariamente ajudam as pessoas a superar problemas musculares e esqueléticos, assim como a recuperar de doenças.

O fisioterapeuta é um profissional que desenvolve a capacidade física da pessoa, ajudando-a a mover-se e a viver melhor.

O Dia Mundial da Fisioterapia foi instituído em 1996 pela Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT – World Confederation for Physical Therapy), que engloba mais de 250 mil fisioterapeutas no mundo.

PC/ZS

Inforpress/Fim