Inicio Cooperação Farmacêuticos cabo-verdianos e portugueses reúnem-se na Cidade Praia para reflectirem sobre o...

Farmacêuticos cabo-verdianos e portugueses reúnem-se na Cidade Praia para reflectirem sobre o exercício profissional

Cidade da Praia, 03 Abr (Inforpress) – Os farmacêuticos cabo-verdianos e portugueses vão estar reunidos esta terça-feira na Praia a reflectir sobre o exercício farmacêutico ao serviço dos cidadãos e da saúde pública e divulgar iniciativas futuras no âmbito da cooperação entre esses países.

A reflexão acontece durante I Encontro Luso-Cabo-Verdiano do Sector Farmacêutico, promovido pela Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde e a Ordem dos Farmacêuticos de Portugal visando, também, estreitar os laços entre as duas organizações profissionais, segundo uma nota de imprensa.

Do programa do evento conta o debate do tema “Integração do Farmacêutico nos Sistemas de Saúde” a ser proferido bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Cabo Verde, Maria da Luz Leite, e a bastonária da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Ana Paula Martins.

Outros assuntos estarão em discussão, como “Farmacovigilância – Quadro Regulamentar: Ganhos alcançados/Desafios”, proferido pelo membro do Conselho de Administração do Infarmed, Hélder Mota Filipe, e a presidente da ARFA, Djamila Reis, e “Análises Clínicas – Farmacêuticos ao serviço do diagnóstico”, apresentado pelo presidente da Secção Regional do Norte da Ordem dos Farmacêuticos de Portugal, Agostinho Franklim Marques.

Presentes no encontro internacional estarão especialistas da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos Farmacêuticos de Portugal (Infarmed), da Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA), assim como membros e dirigentes das ordens profissionais dos farmacêuticos dos dois países.

O I Encontro Luso-Cabo-Verdiano do Sector Farmacêutico terá lugar em um dos hotéis da capital do país, a partir das 14:00 e será presidido pelo ministro dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministros e Ministro do Desporto, Fernando Elísio Freire, em representação do ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário.

À margem do I Encontro Luso-Cabo-Verdiano do Sector Farmacêutico, uma delegação conjunta das ordens farmacêuticas de Cabo Verde e de Portugal deve ser recebida em audiência pelo Ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, numa data a indicar.

DR/JMV

Inforpress/Fim