sarıyer haberleri">

“Falta de vontade política impediu a recuperação do Novo Banco através da recapitalização” – PAICV

Cidade da Praia, 20 Abr (Inforpress) – A falta de vontade política impediu a recuperação do Novo Banco (NB), através da sua recapitalização, disse hoje o porta-voz do Grupo Parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição), José Maria da Veiga.

Esta constatação foi feita no final de uma visita dos deputados do PAICV ao Banco de Cabo Verde (BCV) para obter informações sobre todo o processo que envolveu a resolução do Novo Banco para o debate na sessão Parlamentar de Abril.

“Após todas as articulações feitas pelo governo anterior no sentido de dotar o NB de um plano de recuperação e os accionistas deliberaram por unanimidade a sua recapitalização, não há outra leitura que se pode fazer que não seja a falta de vontade política”, criticou José Maria Gomes da Veiga.

Apesar de admitir que em relação ao NB a responsabilidade deve ser partilhada ao anterior e actual governo, o deputado do PAICV disse mesmo assim não entender o porque de o Executivo de Ulisses Correia e Silva ter optado por encerrar o NB, com prejuízos para vir criar um novo banco posteriormente.

“A recapitalização do Novo Banco seria a salvação já que em 2018 a instituição entraria no terreno positivo. Não havia interesse do accionista maioritário (Estado) em relação a manutenção do Novo Banco”, disse o deputado do PAICV.

As condições para manter o NB foram criadas pelo governo do PAICV com a criação do plano de recuperação e reestruturação que estaria em marcha, faltava a componente recapitalização que o Estado abdicou de cumprir, garantiu o porta-voz do maior partido da oposição.

Visando a preparação do debate parlamentar sobre o emprego na próxima sessão parlamentar os deputados do Grupo Parlamentar do PAICV reuniram-se igualmente com os responsáveis do Instituto Nacional de Estatística (INE) para obter os dados sobre este sector.

O deputado do PAICV informou que a sua bancada conseguiu obter informações importantes sobre o emprego para o debate, tendo reconfirmado de que realmente houve um aumento do desemprego em mais de nove mil desempregados em 2016.

“Confirmamos também que contrariamente ao que disse o MpD, na verdade não foram criados 18 mil postos de trabalho em Cabo Verde em 2016”, salientou o deputado.

JL/AA

Inforpress/Fim

%d bloggers like this:
Modüler Bölme Duvar Açık ofis bölme sistemleri Ofis Bölme Sistemleri Jaluzili cam bölme Cam bölme duvar Jaluzili bölme duvar Çocuk odası Diş polikliniği dekorasyonu Ofis dekorasyonu Hastane dekorasyon Ev dekorasyonu Sivas prefabrik Mutfak dekorasyonu Ofis dekorasyonu İç mimari dekorasyon