Inicio Cultura Exposição “Frente. Verso. Inverso – Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa”...

Exposição “Frente. Verso. Inverso – Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa” inaugurada a 18 Setembro

Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – A exposição “Frente. Verso. Inverso – Arte Contemporânea dos Países de Língua Portuguesa nas Colecções em Portugal” vai ser inaugurada oficialmente no dia 18, na sede da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em Lisboa (Portugal).

Segundo uma nota da organização, trata-se de uma mostra que reúne 14 colecções, com obras de 54 artistas plásticos contemporâneos dos países de língua portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor) em colecções existentes em Portugal.

O objectivo, segundo a mesma fonte, é mostrar a representatividade dos artistas lusófonos nas colecções em Portugal, reforçando a ideia de que a presença de artistas contemporâneos é crescente e tem vindo a aumentar exponencialmente nas colecções portuguesas.

Relativamente ao título da mostra, “Frente. Verso. Inverso”, explica que o mesmo reflecte as diferentes maneiras, as diferentes culturas e identidades de artistas e de países, de se relacionarem com a história e com o presente.

“O conceito desdobrado ‘Frente, Verso, Inverso’” que denomina esta mostra pretende dar uma visão alargada da arte desenvolvida por artistas de várias gerações do século XX que, e momentos e contextos díspares, com recurso a múltiplas linguagens da criação artística, da pintura ao desenho, da escultura ao vídeo e à instalação, nos trazem abordagens distintas sobre o mundo lusófono”, salienta o documento.

A exposição estará patente ao público até ao dia 13 de Novembro, em Lisboa (Portugal).

OM/AA

Inforpress/Fim