Estudo revela que vírus da gripe que atingiu 22 mil pessoas em Cabo Verde é de Influenza B, diz Governo

Cidade da Praia, 13 Mar (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social anunciou hoje, que a virose da gripe que vem afectando Cabo Verde e que atingiu até à semana passada 22 mil pessoas é um vírus de Influenza B.

Arlindo do Rosário fez essa revelação quando questionado pela imprensa sobre os resultados do estudo que tinha sido encomendado pelo Ministério da Saúde sobre o surto da gripe que vem afectando o país.

“Trata-se do vírus de Influencia tipo B o mais comum da gripe. Não o tínhamos divulgado ainda, porque ainda estamos em fase de investigação, vamos enviar mais amostras para serem analisados”, disse.

Segundo o governante, o vírus tipo B pode em determinadas situações evoluir para pneumonia, isso dependendo do estado imunológico e da situação clínica de cada paciente.

Ainda o ministro, segundo dados dos serviços de saúde, a epidemia da gripe encontra-se numa “fase decrescente”, tendo os serviços, de acordo com o ministro, dado “respostas possíveis” face à virose.

A Influenza B, ou Gripe B, é a gripe causada pelo vírus influenza do tipo B, ou Cepa B, e são infecções do sistema respiratório que se iniciam com febre alta, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse seca, sendo uma das suas maiores complicações a pneumonia.

O vírus da Influenza B, por causa da sua baixa viralidade, ou seja, incapacidade de propagar entre os seres vivos tem “poucas chances” de causar uma epidemia, mas isso não o impede de casuar um surto ou complicações de saúde como pneumonia viral e bacteriana.

PC/ZS

Inforpress/Fim