Estudantes do Liceu Domingos Ramos participam numa feira de orientação educacional promovida pela Embaixada dos EUA

Cidade da Praia, 14 Jun (Inforpress) – Cerca de duas centenas estudantes do Liceu Domingos Ramos, na Cidade da Praia, participaram hoje numa feira de orientação educacional promovida pela Embaixada dos Estados Unidos da América (EUA).

Este programa pedagógico, denominado “Education USA”, foi criado em 2016 e tem como objectivo dotar os estudantes cabo-verdianos de informações sobre as oportunidades de Ensino Superior naquele país, em mais de 40 universidades.

Em declarações à imprensa, a orientadora da “Education USA”, Suely Neves, disse que objectivo da realização dessa feira é promover uma interacção entre os actuais estudantes e os potenciais alunos das universidades norte-americanas.

A responsável enalteceu a importância desse evento para os estudantes, observando que a experiência de um estudante nacional e internacional é “praticamente a mesma coisa”.

“Por isso, a ideia é que tenham a informação máxima (…), principalmente esclarecer o processo de candidatura, porque muitas pessoas o confundem com o procedimento para os países europeus”, esclareceu Suely Neves.

Questionada quais os requisitos para se candidatar para uma bolsa nos Estados Unidos, explicou que cada universidade tem os métodos próprios, sendo o domínio da língua inglesa um dos principais requisitos.

Para além do quesito língua, informou que um terço das universidades americanas exigem um teste em disciplinas estudadas no secundário, como a Matemática e outras ciências.

“Isso ajuda porque os candidatos podem conseguir algum tipo de apoio financeiro ou uma bolsa, caso a avaliação for bastante elevada”, observou a orientadora da “Education USA”.

A primeira feira universitária foi realizada em 2016 e, segundo a mesma fonte, atraiu mais de 1.500 estudantes que tiveram a oportunidade de se encontrarem com ex-alunos e representantes de aproximadamente 35 faculdades e universidades dos Estados Unidos.

OM/JMV

Inforpress/Fim