Eslovênia apoia Cabo Verde com mais 2,4 milhões de Euros para a terceira fase do projecto de telemedicina

 

Cidade da Praia, 03 Mai (Inforpress) – A Eslovênia, país que está a colaborar com Cabo Verde no projecto de telemedicina com formações e equipamentos, reforçou o seu apoio a este projecto com mais 2,4 milhões de Euros (mais de duzentos mil contos), anunciou hoje o ministro dos Negócios Estrangeiros.

Luís Filipe Tavares fez este anúncio hoje, na Cidade da Praia, durante uma conferência de imprensa onde apresentou o resultado do périplo que efectuou recentemente à Europa Central e do Leste, numa missão de sensibilização e reforço da Parceria Especial Cabo Verde / União Europeia.

De acordo como o governante, o acordo que o arquipélago “fechou” com este país europeu vai servir para o “reforço” do projecto de telemedicina, que já vai na sua terceira fase.

Avançou ainda, que os ministros dos Negócios Estrangeiros da Eslovénia, Luxemburgo, Eslováquia, e da República Checa vão visitar Cabo Verde para o “aprofundamento das cooperações bilaterais”.

Segundo indicou, a visita é para dar continuidade também aos trabalhos na estratégia de aprofundamento da Parceria Especial entre a União Europeia e Cabo Verde.

O projecto de telemedicina é um projecto do Governo de Cabo Verde financiado pela Eslovênia, que garante a partir das infra-estruturas tecnológicas já existentes, ligar os principais centros de saúde e hospitais do país em rede.

Actualmente, a telemedicina já é uma realidade no arquipélago em relação ao exterior, a partir de centros de saúde ou hospitais implantados em diversas ilhas, ou esses com os hospitais centrais.

FM/FP

Inforpress/Fim