Escritor Martinho de Mello Andrade vai hoje a enterrar no cemitério de São Vicente

Mindelo, 03 Jul (Mindelo) – O escritor Martinho de Mello Andrade, 84 anos, falecido nas primeiras horas da manhã de hoje, vítima de um traumatismo craniano, vai hoje a enterrar na ilha de São Vicente, onde viveu por muitos anos.

Martinho de Mello Andrade faleceu no Hospital Baptista de Sousa e fontes próximas à família apontam como causa de morte o atropelamento por bicicleta de que o escritor foi vítima na semana passada.

Encontrava-se internado no hospital central de São Vicente, onde foi submetido a uma cirurgia de urgência, mas veio a falecer nesta terça-feira, na decorrência de um traumatismo craniano.

O escritor natural de São Nicolau, que usava o pseudónimo Marmelland, deixa uma “obra significativa” em grande parte ligada ao racionalismo cristão de que era militante e praticante.

Entre os seus escritos estão Introdução do Racionalismo Cristão às Crianças, Escolas Racionalistas Cristãs, Drama de uma Família Cabo-verdiana, Queda do Artigo Quarto, Embaixatriz, Ilha de São Nicolau – Memórias, Pão do Espírito, Aurora Espiritual, A Chave do Cadáver e Porque Sou Racionalista Cristão.

Foi colaborador em jornais e revistas em Cabo Verde e no estrangeiro, como A Semana, Horizonte, Novo Jornal, Notícias, Terra Nova, Voz di Povo, Artiletra, Razão (Brasil), Correio de São Jorge (Açores), Fraternidade (Portugal) e Thuba (USA).

Martinho de Mello Andrade nasceu na localidade de Campinho, na ilha de São Nicolau, a 12 de Novembro de 1933, mas viveu quase toda a sua vida na ilha de São Vicente.

O enterro está marcado para as 16:00, partindo da sua residência na zona de Chã de Alecrim, Mindelo.

LN/AA

Inforpress/Fim