Ensino Superior: Uni-CV prepara próximo ano lectivo com aumento de docentes

Cidade da Praia, 04 Set (Inforpress) – A Universidade de Cabo Verde (Uni-CV) está a preparar o próximo ano lectivo 2018/19, com o recrutamento de novos professores, para preencher as demandas das disciplinas que os alunos vão necessitar.

Em declarações à Inforpress, o pró-reitor da área de Graduação e Formação Profissionalizante, João Cardoso, explicou que o número de docentes por recrutar vai depender, ainda, da combinação de disciplinas, carga horária e as escolhas feitas pelos discentes.

“O número de professores vai depender da combinação de disciplinas, carga horária e as escolhas que tiverem, porque podemos ter uma centena de candidaturas, mas entretanto, o número de disciplinas pode não corresponder à tanta demanda”, explicou, informando que para este ano, a “Uni-CV terá menos novos professores do que nos anteriores”.

O número reduzido de recrutamento de docentes para o ano lectivo 2018/19, em comparação com outros anos, deve-se também ao facto da universidade não oferecer novos cursos, devido à política de consolidação dos cursos que fazem parte do programa da entidade.

“Não vamos ter novos cursos. A universidade, desde ano passado, tem apostado na consolidação dos cursos. No entanto, vamos preparando a programação de novos cursos, que irão ser introduzidos já no próximo ano”, explicou.

O responsável revelou que, neste momento, a universidade já fechou a segunda fase das candidaturas para a ingresso dos alunos, tendo aberta uma candidatura extraordinária, que vai até meados do fim de Setembro, para estudantes que não conseguiram vagas de estudo no exterior, estando por isso abertas à opções internas.

De entre os cursos mais solicitados, João Cardoso apontou a área de Saúde, nomeadamente a Medicina e a Enfermagem.

De acordo com o responsável, as Ciências Biológicas também apresentam grande demanda, isso porque, como disse, tem um percurso voltado para a Saúde, que é a Análises Clínicas.

“Do resto, nós temos as Engenharias, sobretudo a Engenharia Informática, que continua a ter sempre uma boa demanda na nossa instituição.

Quanto à avaliação do ano lectivo transacto, o pró-reitor ressalvou, numa primeira fase, que o balanço é “bastante positivo, tendo em conta as informações sobre o rendimento dos alunos. Os dados completos só serão apresentados no decorrer do mês de Setembro, adiantou.

“O balanço é, globalmente positivo, em termos dos resultados provisórios. Só teremos os resultados completos depois de se ter todas as informações da parte académica, que será em Setembro”, explicou.

A inscrição para o concurso de recrutamento dos novos docentes está aberta desde o dia um de Agosto, sendo o término aprazado para o dia 07 de Setembro.

HR/JMV

Inforpress/fim