Empresários da CPLP e da China reúnem-se em Junho na Cidade da Praia

Cidade da Praia, 30 Mar (Inforpress) – Cabo Verde acolhe de 16 a 18 de Junho o encontro internacional entre empresários da CPLP e da China sob o lema “Promoção de oportunidades para uma cooperação económica entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa”.

A informação foi avançada à Inforpress, pela presidente do conselho de administração (PCA) da Cabo Verde TradeInvest, Ana Lima Barber, tendo adiantado que o encontro se insere no quadro do reforço da cooperação económica e empresarial entre a China e a CPLP e visa promover as oportunidades de negócios existentes em cada um dos países.

“A ideia é incrementar e aumentar trocas comerciais, facilitar encontros sobretudo de pequenas e médias empresas, de modo a identificarem novos mercados e explorar as sinergias, aproveitando a plataforma Cabo Verde sendo que é um país estável, democrático, muito bem situado e é um ponto focal para o mundo”, sublinhou.

A ideal, acrescentou a fonte, é que a cooperação económica possa dar mais frutos, aproximar a comunidade e contribuir para a internacionalização das empresas.

Para além de incrementar as relações económicas e empresariais entre os países, assegurou que vai permitir também ao arquipélago mostrar e apresentar as suas potencialidades e aquilo que tem de melhor para atrair mais investimentos, realçando que o país deve aproveitar e explorar ainda as oportunidades existentes nos outros países da comunidade sendo que cada um tem a sua especificidade e particularidade.

“Queremos apostar nas parcerias entre as empresas locais e estrangeiras nos sectores da indústria, pescas e energias renováveis sendo que são áreas essenciais para o desenvolvimento do país”, apontou, indicando que Cabo Verde pode ter uma relação especial com a China e servir também de plataforma para os outros países da comunidade e da região africana.

No seu entender, a cooperação económica é fundamental para o desenvolvimento e crescimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Barber declarou que o encontro decorre sob o lema “Promoção de oportunidades para uma cooperação económica entre a China e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa” e vai ajudar a fortalecer a cooperação, a troca comercial, promover as empresas e produtos e divulgar as potencialidades.

Para aquela PCA, Cabo Verde tem potencialidades, mas será necessário saber utilizá-las e trabalhá-las no sentido de promover e ser mais “agressivo” para ir buscar novos investimentos sobretudo nos sectores que o país precisa.

O encontro irá decorrer de 16 a 18 de Junho, na Cidade da Praia, e conta com a participação de cerca de 300 empresários da China, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Brasil, Portugal, Guiné-Bissau e Timor Leste.

AV/ZS

Inforpress/Fim